Visitas 53938055 - Online 223

Domingo, 18 de Abril de 2021

Política

07/04/2021 08:03:00

Câmara dos Deputados aprova compra de vacinas por empresas; veja como votaram parlamentares de Rondônia

 
Matéria ainda será discutida hoje na Câmara, antes de seguir para o Senado
 
A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (6) o texto-base de um projeto que autoriza empresas privadas a comprarem vacinas contra a Covid para imunizar os funcionários.
 
Após a aprovação do texto-base, os deputados analisaram alguns destaques, propostas que visam modificar o conteúdo. A sessão foi encerrada, no entanto, sem que essa etapa fosse concluída.
 
Com isso, os deputados devem retomar a votação do projeto nesta quarta (7). A sessão está marcada para as 13h55. Concluída a análise, o projeto seguirá para o Senado.
 
POLÊMICA
Quem apoia a medida argumenta que, além de doar parte dos imunizantes comprados, a liberação para que a iniciativa privada compre doses do imunizante ajudará a acelerar a vacinação.
 
Já os contrários à iniciativa dizem que se trata de um “fura-fila” legalizado, permitindo a quem tem dinheiro se vacinar, enquanto milhões de brasileiros aguardam na fila para receber sua dose.
 
O projeto de lei aprovado, no entanto, cria uma trava para a compra dessas vacinas. O texto estabelece que os laboratórios que fecharam contratos com o Ministério da Saúde só podem vender doses ao setor privado se já tiverem entregado todas as doses compradas pelo governo.
 
VOTOS RONDONIENSES
Contra a compra de vacinas pelas empresas, apenas dois deputados de Rondônia se manifestaram: Expedito Netto (PSD) e Mauro Nazif (PSB).
 
A favor da aquisição dos imunizantes pela iniciativa privada, votaram: Léo Moraes (Podemos), Mariana Carvalho (PSDB), Jaqueline Cassol (PP), Coronel Chrisóstomo (PSL) e Sílvia Cristina (PDT).
 
O deputado Lúcio Mosquini, presidente do MDB em Rondônia, não participou da votação.
 
 
 




Fonte: Folha do Sul
Autor: Da redação

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.