Visitas 69706429 - Online 216

Domingo, 28 de Novembro de 2021

Terra

20/10/2021 15:37:00

Em ano com problema climático severo, chuva que caiu no início da semana alegra produtores de soja da região de Cerejeiras

 
Somente 20% dos agricultores tinham semeado a oleaginosa até a última segunda-feira
 
A chuva que veio sobre a região de Cerejeiras no início da noite de segunda-feira, 18, caiu como um bálsamo para os produtores de soja. No entanto, as águas não caíram em todas as propriedades desta parte do Cone Sul.
 
O produtor Jair Ferro, presidente Sindicato Rural de Cerejeiras, diz que a chuva é um marco para esta safra na região. “Alguns produtores já fizeram partes da semeadura, outros já estão com soja germinada. Mas a grande maioria estava aguardando chover. Por isso, esta chuva agora é muito positiva”, afirma.
 
Essa é também a análise do produtor Jair Gollo, vice-presidente do Sindicato Rural de Cerejeiras. “Não choveu em todos os lugares não. Mas onde chegou, esta chuva foi muito benéfica”, afirma Gollo, que planta soja no município de Colorado do Oeste.
 
O agricultor Claudiney Demarco, de Cerejeiras, é um dos produtores de soja que se animaram com a chuva. “Choveu 30 milímetros aqui na minha propriedade. Estamos muito satisfeitos”, disse o produtor, que ainda não tinha começado o plantio e deve começar agora.
 
As chuvas neste ano atrasaram bastante.
 
Melhor dizendo, o problema climático já dura desde o ano passado e atrasou o cultivo da soja de 2020, empurrando a safra de milho do ano anterior para a zona de risco no início de 2021.
 
Segundo os próprios produtores rurais, somente cerca de 20% dos agricultores já tinham plantado a soja deste ano até nesta segunda. Quem plantou, estava esperando a chuva para garantir a germinação da semente e o desenvolvimento da planta. Quem não plantou estava aguardando chover para plantar.
 
Como choveu na maior parte da região de Cerejeiras neste início de semana, agora a maioria dos produtores já podem estar em pleno plantio da soja.
 
Diante deste quadro difícil, uma notícia boa pode melhorar as perspectivas agrícolas para o cultivo da soja. É que, segundo analistas do setor, houve um aumento de área de até 20% nesta safra da oleaginosa na região de Cerejeiras. Se chover bem de agora em diante, esta notícia boa se torna excelente.
 
 




Fonte: Folha do Sul
Autor: Rildo Costa

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.