Visitas 128168060 - Online 255

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Terra

26/02/2021 16:04:00

Empresa do agronegócio em cidade da região culpa clima e pede recuperação judicial por dívida de R$ 45,2 milhões

 
Grupo Paludo atua na região de Sapezal e entrou em crise desde 2017
 
 A juíza da 1ª Vara Cível de Falências de Cuiabá, Anglizey Solivan de Oliveira, autorizou o processamento da recuperação judicial do Grupo Paludo, que atua no comércio de commodities (soja, milho e carne) nas regiões de Sapezal (559 KM de Cuiabá) e Comodoro (MT) a 110 km de Vilhena. A dívida da organização é de R$ 45,2 milhões. De acordo com informações do processo, o Grupo Paludo iniciou suas atividades no início da década de 1980, em Toledo, município da região oeste do Paraná. Pouco depois, a organização familiar chegou a Mato Grosso e foi aumentando gradativamente a produção de commodities.
 
O ano de 2017, porém, representou o ápice, e o início da derrocada, do Grupo Paludo, que chegou a plantar 2.600 hectares de soja e milho safrinha em propriedades rurais de Sapezal e Comodoro – que sofreu com as adversidades climáticas da época.
 
“Com as adversidades climáticas tiveram uma perda de 30% da produção da soja em virtude do excesso de chuva, e no mesmo ano, quebra de 60% na produção do milho segunda safra, em razão da seca. Afirmam que a perda ocorrida em 2017 acarretou na demissão de parte de seus funcionários, tanto em Sapezal (MT), quanto em Comodoro (MT), bem como na realização de empréstimos bancários e negociações muitas vezes com altos juros, comprometendo cada vez mais o fluxo de caixa”, diz trecho dos autos.
 
Com o processamento da recuperação admitido pela 1ª Vara Cível de Cuiabá, o Grupo Paludo tem 60 dias para apresentar seu plano de recuperação aos credores. Durante 180 dias, ações de execução fiscal, promovidas por outras organizações contra a recuperanda, ficam suspensas (período de blindagem).
 
Após a finalização do plano de recuperação, ele é apresentado na assembleia de credores, que poderá aceitá-lo, modificá-lo ou rejeitá-lo – neste último caso a Justiça decreta a falência da empresa. 
 




Fonte: Folha Max
Autor: Da redação

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.