Visitas 128174833 - Online 271

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Terra

03/05/2021 09:06:00

FENÔMENO RARO: em Vilhena, vaca pare bezerros gêmeos de sexos diferentes e surpreende donos

 
“Chifrudinha” estava na lista para ser vendida pelos proprietários
 
Em Vilhena, uma família produtora de queijos teve uma surpresa positiva nas primeiras horas da manhã do dia 28 de abril: em um caso considerado raro na medicina veterinária, uma vaca pariu bezerros gêmeos de sexos diferentes, um macho e uma fêmea, de uma gestação natural.
 
O nascimento de gêmeos surpreendeu os donos do Sítio Cerejeiras, localizados às margens da BR-364, próximo ao Posto Gaúcho. Cristiane Macedo Souza e o esposo, Valmir Dandolini, afirmaram que sempre ouviram falar, mas nunca tinham visto bezerros gêmeos.  “A gente ouviu falar, mas nunca tínhamos visto. Estamos surpresos e felizes. É uma coisa muito bonita de ver”, disseram, revelando os nomes dos novos xodós da propriedade: “É o Sol e a Lua”.
 
Cristiane revelou que a mãe dos gêmeos Sol e Lua, a “Chifrudinha”, quase foi vendida recentemente. Segundo a produtora rural, para renovar a manada de vacas leiteiras, algumas foram vendidas e a Chifrudinha estava na lista. “O comprador conhecia ela porque já havia sido dele. Ele disse pra nós que não a vendêssemos, porque ela era boa de leite, então ficamos com ela”, relembra.
 
Todo o leite produzido na propriedade do casal é destinado à produção de queijos, que já tem clientela fiel para compra. Mas, o leite produzido pela nova mãe terá destinação diferente. De acordo com o casal, eles pretendem não ordenhar a mãe dos gêmeos, deixando todo o leite para os irmãos Sol e Lua. “Assim eles vão crescer fortes e saudáveis”, disseram.
 
 




Fonte: Folha do Sul
Autor: Rogério Perucci

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.