Visitas 128095740 - Online 346

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Meio Ambiente

02/11/2021 07:40:00

Filha de cacique indígena de Rondônia discursa em inglês na Cúpula do Clima, na Escócia, e chama a atenção do mundo

 
“Os animais estão desaparecendo, os rios estão morrendo, nossas plantações não florescem como antes”
 
A ativista indígena de Rondônia, Txai Suruí, participou da abertura oficial da Conferência da Cúpula do Clima (COP26) nesta segunda-feira (1º), em Glasgow, na Escócia. No discurso, feito em inglês, a jovem de 24 anos apontou a urgência de medidas eficientes para frear as mudanças climáticas, além de ressaltar a importância dos povos indígenas na proteção da Amazônia.
 
“Meu pai, o grande cacique Almir Suruí, me ensinou que devemos ouvir as estrelas, a lua, o vento, os animais e as árvores. Hoje o clima está esquentando, os animais estão desaparecendo, os rios estão morrendo, nossas plantações não florescem como antes. A Terra está falando, ela nos diz que não temos mais tempo”, disse.
 
Txai citou no discurso a morte do indígena Ari Uru-Eu-Wau-Wau, que trabalhava registrando e denunciando extrações ilegais de madeira dentro da aldeia onde morava. Segundo Txai, ele foi morto por defender a floresta.
 
Por fim, ela cobra a participação dos povos indígenas nas decisões que envolvem medidas de combate às mudanças climáticas, afirmando que eles estão na linha de frente e possuem ideias que também devem ser consideradas.
 
“Vamos frear as emissões de promessas mentirosas e irresponsáveis, vamos acabar com a poluição de promessas vazias e vamos lutar por um futuro e presente habitáveis", defende.
 
REPERCUSSÃO
O discurso e a presença da indígena do povo Paiter Suruí na COP26 repercutiu entre os órgãos que discutem causas indígenas e de meio ambiente. Órgãos como a Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab) e a Associação de Defesa Etnoambiental Kanindé retrataram o momento nas redes sociais.
 




Fonte: G1
Autor: Da redação

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.