Visitas 128140167 - Online 344

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Social

09/04/2021 09:59:00

Gestantes de Vilhena são beneficiadas com enxovais do programa estadual “Mamãe Cheguei”

 
Programa “Mamãe Cheguei” tem como objetivo motivar as mamães a participarem das consultas do pré-natal
 
Com o objetivo de fortalecer o vínculo entre mãe e filho com serviços e projetos socioassistenciais, o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas) tem proporcionado um acalento para os bebês nos seus primeiros dias de vida.
 
O programa foi destinado para as mamães em situação de vulnerabilidade social e econômica e vem atendendo mulheres grávidas, em situação de vulnerabilidade social, inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) de todo o Estado.
 
Em Vilhena, a Seas, em parceria com a unidade do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) seleciona as gestantes que correspondem aos critérios exigidos para serem contempladas com um kit de enxoval, contendo 19 peças, entre elas, uma banheira, fraldas descartáveis, kit de higiene e roupinhas para o bebê.
 
O município recebeu 40 unidades dos enxovais, e nesta última quarta-feira (07) a gerência regional acompanhou a entrega de alguns kits. “É muito gratificante fazermos estas entregas e vermos a expressão de felicidade estampada no rosto das gestantes ao receber o seu kit. Assim temos a certeza que o objetivo do Programa está sendo alcançado”, destacou a gerente regional Marciana Malaquias.
 
Gestantes que ainda não se cadastraram ao CadÚnico devem procurar o Cras apresentando os documentos pessoais, a caderneta de gestante e também os documentos dos demais moradores da casa. Para se cadastrar no Programa Mamãe Cheguei, a gestante deve apresentar o comprovante de residência e o cartão do pré-natal acompanhadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
 
BENEFÍCIOS
 
Além dos kits, entregues para futuras mãezinhas, o Programa visa estimular o acesso da gestante às consultas de pré-natal, fazendo o acompanhamento e oferecendo orientações e informações sobre o parto, cuidados básicos com o bebê, aleitamento materno, vacinas, nutrição, doenças sexualmente transmissíveis e outros assuntos que venham contribuir com a diminuição da mortalidade materna e infantil.
 
 




Fonte: Secom - Governo de Rondônia
Autor: Jesica Labajos

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.