Visitas 128183301 - Online 331

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Cotidiano

27/11/2021 09:41:00

Médico que chegou a ser intubado e teve colega morto por Covid-19 faz apelo para que vilhenenses deixem de recusar vacinas

 
“Não se deixem levar por fake News, tomem a vacina”, aconselha Jânio
 
O FOLHA DO SUL ON LINE entrevistou, na manhã de ontem (sexta-feira, 26), o médico Jânio Marques Vieira, que atua no Hospital Regional de Vilhena, e ele fez um apelo às pessoas que continuam se recusando a tomar a vacina contra o novo Coronavírus.
 
Segundo o profissional de saúde, que tem mais de 15 anos de experiência em imunizações, a vacina “é a única ferramenta comprovadamente científica para evitar mortes e casos graves”.
 
No dia anterior à entrevista, conforme o Boletim Epidemiológico emitido pela prefeitura, um homem de 55 anos que havia recusado a vacina, morreu na UTI do HR (CONFIRA AQUI). E, segundo o médico entrevistado, mais de metade dos pacientes internados atualmente também são pessoas que não tomaram de propósito a vacina ou que estão com o esquema de imunização incompleto.
 
Tentando evitar que o negacionismo agrave a situação da pandemia em Vilhena, a Secretaria de Saúde deflagrou campanha e está fazendo um grande esforço para vacinar quem ainda não se imunizou. O município hoje também tem mais de 18 mil pessoas que deixaram de tomar a segunda dose do imunizante (CONFIRA AQUI).
 
NÃO ACREDITAM
Mesmo com dados científicos comprovando a eficiência das vacinas na redução de internações e mortes, muitas pessoas ainda desconfiam dos imunizantes. Os motivos vão do simples negacionismo até questões religiosas e ideológicas.
 
“Não se deixem levar por fake News, tomem a vacina”, aconselha Jânio, explicando que a falta de imunização coloca em risco pessoas idosas, acamadas e doenças crônicas, como diabetes e hipertensão.
 
 
SOBREVIVEU, MAS COLEGA MORREU
No ano passado, o próprio Jânio ficou em estado grave ao contrair a Covid-19 numa época em que as vacinas não estavam disponíveis. Sua situação era tão delicada que ele precisou ir para uma UTI de Cacoal, onde foi intubado.
 
Na mesma época, outro médico infectado foi transferido para Cuiabá (MT) após ser infectado: Luís Alberto Valdez Marquez, ao contrário de Jânio, não resistiu ao efeito da doença e morreu aos 67 anos (LEMBRE AQUI).
 
PACIENTE CONTAMINOU OS DOIS
Por uma trágica coincidência, os dois profissionais de saúde foram contaminados pelo único paciente que estava no isolamento do Hospital Regional naquela ocasião. Pouco dias após atuarem juntos para salvar o homem, que estava infectados pelo novo Coronavírus, eles começaram a sentir os sintomas da doença. Apesar dos esforços da dupla, o paciente foi a óbito.
 
NÃO VACINADO
https://www.folhadosulonline.com.br/noticias/detalhe/2021/homem-que-nao-tomou-vacina-contra-covid19-morre-no-hospital-regional-vilhena-vitima-doenca-aos-55-anos
 
SEGUNDA DOSE
https://www.folhadosulonline.com.br/noticias/detalhe/2021/so-1-dose-nao-vale-nada-mais-18-mil-vilhenenses-ainda-nao-receberam-2-dose-contra-covid-e-saude-se-mobiliza
 
VALDEZ
https://www.folhadosulonline.com.br/noticias/detalhe/2020/contaminado-pela-covid19-medico-vilhena-morre-aos-67-anos-apos-tres-semanas-dias-internado-em-hospital-cuiaba
 




Fonte: Folha do Sul
Autor: Da Redação

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.