Visitas 128144927 - Online 327

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Geral

03/04/2021 08:44:00

Médicos receitam, mas rede pública não fornece e famílias sofrem por medicamento que dá esperança a intubados com Covid

 
Preço do Actemra dispara e, mesmo assim, é difícil encontrá-lo em farmácias
 
É comovente a luta de familiares de pacientes internados com Covid-19 em Vilhena para conseguir um remédio que, segundo os médicos, aumenta as chances de sobrevida de quem está intubado.
 
A medicação, no entanto, além de não ser encontrada facilmente, também se tornou extremamente cara. Mesmo assim, movidos pela esperança de verem os pacientes saírem vivos da intubação, os familiares pedem ajuda, fazem “vakinhas”, vendem rifas e até se endividam para adquirir o produto.
 
O remédio que está mobilizando tanta gente é o Actemra, que não está na lista dos usados para tratar a Covid-19. Ele é indicado para o tratamento de artrite reumatoide ativa, moderada a grave em pacientes adultos, quando tratamento anterior adequado com, pelo menos, um medicamento antirreumático modificador da doença (DMARD) não tenha trazido os benefícios esperados.
 
Justamente por não compor as medicações previstas pelo Ministério da Saúde para tratar de doentes infectados pelo novo Coronavírus, o Actemra só é encontrado na rede pública para casos de doenças dos nervos.
 
Foram vários os pacientes que usaram a droga, e alguns morreram, mas os médicos atestam que ela é eficiente para ajudar na recuperação dos intubados.
 
Assim como muita gente com parentes “no tubo”, a família do empresário Edmur Leal, ex-candidato a vereador em Vilhena, viajou 2.500 quilômetros para buscar o produto em Rio Branco, no Acre, único local onde conseguiram achar a droga, pagando R$ 9 mil por duas doses, mais as despesas de viagem.
 
Um vídeo de Edmur sendo levado do hospital particular Bom Jesus, onde estava internado, para a UTI pública do Regional foi compartilhado ontem em grupos nos WhatsApp (ASSISTA ABAIXO).
 
 
 




Fonte: Folha do Sul
Autor: Da redação

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.