Visitas 70261372 - Online 220

Domingo, 05 de Dezembro de 2021

Empresas

29/10/2021 18:04:00

Parceria entre Coopevi e Sicoob é exemplo nacional; modelo de intercooperação garantiu 1º lugar no ENEM

 
Modelo de intercooperação foi apresentado em reunião como caso de sucesso a ser seguido por outras cooperativas no Brasil
 
 A Coopevi e Sicoob Credisul participaram, em outubro, de um encontro organizado pela Organização das Cooperativas do Brasil, OCB, que apresentou a parceria existente entra as duas como exemplo de sucesso no cooperativismo nacional a ser seguido por outras cooperativas do ramo educacional e crédito.
 
Na ocasião, a presidente da Coopevi, Carolina Navarro Torres, fez uma apresentação aos demais participantes – gestores de cooperativas educacionais de todo o Brasil -, sobre o modelo de intercooperação que existe entre o Sicoob Credisul e a Coopevi desde a sua fundação, em 2007.
 
“Essa parceria nos possibilitou alcançar o crescimento e a qualidade de ensino que motivou nossa criação desde o início, tanto é que chegamos ao 1º. lugar no ENEM no Estado”, explicou a presidente, completando que “o sucesso dessa parceria foi tamanho, que hoje damos início a um novo e ousado projeto, estendendo nossa atuação ao nível acadêmico, num projeto pioneiro no país”.
 
Segundo o presidente do conselho do Sicoob Credisul, Ivan Capra, esse modelo de intercooperaçao ganhou visibilidade nacional por ser inédito e inovador: “Nós queremos transformar Vilhena em um pólo de educação cooperativista, e, para tanto, entendemos ser necessário investir na educação em todas as suas instâncias, desde a educação básica até a de nível superior”.
 
Na ocasião do encontro, o diretor executivo do Sicoob Credisul apresentou aos participantes sua visão dos benefícios que essa parceria trouxe para a cooperativa de crédito ao longo desses anos, explicando que a implantação de um polo de educação cooperativista está alinhada à visão do Sicoob, de “Ser referência em cooperativismo, promovendo o desenvolvimento econômico e social das pessoas e comunidade”. 
 
“O desenvolvimento econômico e social das pessoas é quantificado pela ONU através do IDH (índice de desenvolvimento humano). Esse índice considera três dimensões básicas do desenvolvimento humano: renda, educação e saúde, não à toa, três áreas onde o Sicoob Credisul tem priorizado seus investimentos e atuação.”, declarou Saúgo.
 
Participaram também da Reunião conjunta das câmaras temáticas de pais e professores, da OCB, além de dirigentes de cooperativas de pais e professores de todo o pais, os seguintes representantes da OCB Nacional: Clara Maffia, gerente de Relações Institucionais, Hugo Andrade, coordenador de ramos, Thiago Borba, coordenador do Ramo Crédito, Carla de Souza, analista técnica e econômica e Jéssica Silva, analista de relações institucionais. Também participou o presidente do Conselho do Sicoob Credip, Oberdan Pandolfi Ermita, falando sobre a experiência de intercooperação com a Coopec, Cooperativa Educacional de Cacoal, que teve início inspirada na parceria de Vilhena e também é um caso de sucesso em Rondônia.
 
 




Fonte: Foto: Divulgação
Autor: Assessoria

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.