Visitas 67121423 - Online 250

Quinta-feira, 28 de Outubro de 2021

Terra

26/08/2021 09:19:00

Problema climático derruba produção de milho, mas preço bom evita prejuízos na região de Cerejeiras

 
Colheita acaba de ser concluída após safra com escassez de chuva
 
A colheita do milho chamado safrinha chegou ao fim na região de Cerejeiras. Os dados de produtividade são variáveis e alteram de produtor para produtor.
 
“Esta safra de milho pode ser considerada como boa pela seguinte razão: a queda geral na produtividade foi superada pelo bom preço do grão”, disse Fabio Andreazza, presidente da Copama, uma cooperativa de produtores de soja e milho nascida em Vilhena e com forte presença na região de Cerejeiras.
 
O produtor Claudemir Rigatti, da Linha 6, no município cerejeirense, afirma que teve uma boa colheita de milho. “O que plantei dentro da janela, produziu acima da média. O que plantei fora da janela, a produtividade foi prejudicada”.
 
As perdas na produção de milho nesta safra ocorreram por razões climáticas. As chuvas atrasaram no ano passado, o que empurrou o plantio da soja para frente. Com a oleaginosa plantada mais tarde, sobrou pouco tempo para o plantio do milho, que é semeado logo em seguida a safra da soja. O período ideal para plantar o grão é até, no máximo, 10 de março. Este prazo é chamado de janela. Segundo estimativas da Copama, cerca de 25% da área de milho na região de Cerejeiras foi plantada fora da janela.
 
A pedido do FOLHA DO SUL ONLINE, a equipe de agrônomos da Copama elaborou uma nota técnica comentando os resultados desta safra, com a advertência que a análise é feita com base nas lavouras dos agricultores associados da cooperativa. Veja abaixo a nota na íntegra, publicada com exclusividade.
 
Resumo de produtividade safrinha 2021
 De acordo com os dados exatos de produtividade, os milhos plantados dentro da janela, todos atingiram as expectativas.
 
Embora foi um ano de poucas chuvas no mês de março, onde no qual os milhos plantados neste mês foi o que mais baixou a média de produtividade dos cooperados.
 
Na região de Cerejeiras, os primeiros milhos foram plantados a partir do dia 15/01 a 15/02/21 e obtiveram uma produtividade acima da esperada, algumas áreas chegando entre 130 a 153 sacos por hectare. O plantado entre 15/02 a 28/02/21 obteve uma produtividade entre 90 a 130 sacos por hectare. Já o de plantio dentre os dias 01/03 a 17/03/21 alcançou produtividade abaixo das expectativas, colhendo em média áreas de 12 a 90 sacos por hectare.
 
Resumindo, no geral, na região de Cerejeiras, teve 25 % de produtividade abaixo das expectativas, este fato aconteceu devido a implantação da Safra soja 2020/2021 ter iniciado tarde, motivo acorrido por fatores climáticos (poucas chuvas no início do plantio da soja). Com isso acarretou o plantio tardio do safrinha.
 
 




Fonte: Folha do Sul
Autor: Rildo Costa

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.