Visitas 57688736 - Online 234

Sábado, 12 de Junho de 2021

Cotidiano

11/06/2021 09:00:00

Secretária orienta sobre participação popular em PPA e faz alertas sobre interferências em obra milionária de saneamento

 
“A gente tá pedindo às pessoas para eliminar os Ficus dos quintais e substituir por outras espécies”
 
A Prefeitura de Vilhena inicia o planejamento para a elaboração do Plano Plurianual – PPA 2022/2025. O PPA prevê as ações e investimentos a serem realizados pela Prefeitura nos próximos quatro anos.
 
A secretária municipal de Planejamento, Sueli Santana Magalhães, que preside a Comissão do PPA, explica que todas as obras realizadas no município são programadas com base no que prevê o PPA. “O Plano Plurianual é uma ferramenta que a prefeitura utiliza para planejar a cidade que você quer. É feito a cada quatro anos. O plano que vamos começar a escrever agora vai começar a valer a partir de 2022”, disse Magalhães,  antes de concluir: “As obras que forem elencadas aqui, nós vamos seguir o planejamento e trabalhar com projetos nelas. O próximo prefeito que assumir tem que priorizar o previsto neste PPA que começa a ser elaborado”.
 
Magalhães destaca a importância da participação da comunidade na elaboração do PPA. Essa participação, em anos anteriores, era feita por meio de audiência. Mas, este ano, devido a pandemia, a prefeitura elaborou um formulário online com questões sobre quais necessidades o cidadão entende ser prioridade em seu bairro.
 
“Antes da pandemia a gente fazia audiência pública, mas é impensável hoje juntar centenas de pessoas em um ambiente fechado. Então, vamos fazer dessa maneira. E a comunidade precisa participar. Precisamos que as pessoas colaborem com ideias. E para isso, a comunidade pode entrar no site e preencher o formulário dizendo o que falta no seu bairro”, ponderou Magalhães. 
  
O formulário é composto de cinco questões, e pode ser acessado no site da Prefeitura de VIlhena (http://vilhena.ro.gov.br/) clicando no banner “Plano Plurianual de Vilhena 2022/202”. Informações podem ser obtidas pelos telefones 3321-4084 e 3919-7080.
 
OBRAS DE SANEAMENTO
Durante a conversa na redação da FOLHA, Sueli Santana Magalhães falou também sobre uma das mais importantes obras em andamento no município, que vai cobrir 40% da cidade com esgoto tratado. “É um ganho imenso para o município”, disse.
 
A secretária de Planejamento falou sobre o que ela chamou de interferências. “Quais são essas interferências? São principalmente fossas nas calçadas e construções irregulares que invadem o espaço público”, definiu. 
 
Essas interferências, segunda a titular da Semplan, causam atrasos no projeto e prejuízos para a empresa que realiza a obra e para o SAAE. “Nestes casos é feita a notificação ao proprietário do imóvel, que terá um prazo de 24 horas para fazer as adequações necessárias”, disse Sueli, alertando que se as providências não forem tomadas, o proprietário será multado.
 
Outra interferência apontada pela secretária são as árvores da espécie Fícus. “Ela é uma assassina de tubulação. Ela racha muros e invade sua fossa. A gente tá pedindo às pessoas para eliminar os Ficus dos quintais e substituir por outras espécies”, disse.
 
Outro fato trazido pela secretária foi o de que algumas pessoas já estariam jogando resíduos na rede que ainda não está pronta. “Alguns proprietários fizeram por conta a ligação da fossa para a galeria que ainda não está pronta. Não é pra ligar agora. “Quando for pra ligar uma equipe do SAAE vai até sua casa e faz a ligação”, ponderou, antes de alertar: “Quem está fazendo essa ligação agora, será multado.”
 
 
 




Fonte: Folha do Sul
Autor: Rogério Perucci

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.