Visitas 128086845 - Online 315

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Saúde

07/07/2021 08:54:00

Secretária de Saúde desmente deputada, nega transferência de pacientes e mostra números de tomógrafo funcionando

Apenas exames por imagens eletivos são realizados em outras cidades

Em visita à redação do FOLHA DO SUL ON LINE na manhã desta quarta-feira, 07, a secretária municipal de Saúde de Vilhena, Siclinda Raasch, explicou o funcionamento do tomógrafo instalado no Hospital Regional e que tem sido alvo de críticas.
 
Ontem, a deputada Rosângela Donadon (PDT) disparou críticas afirmando que o aparelho não está atendendo a demanda de exames por imagens, mesmo em plena pandemia de Covid-19, obrigando pacientes com a doença a se deslocarem até Porto Velho (CONFIRA AQUI).
 
A secretária desmentiu a deputada e disse que nenhum paciente com o novo Coronavírus deixa de ser atendido pelo equipamento. Segundo ela, várias pessoas de outras cidades, inclusive, vêm a Vilhena para fazer exames.
 
A titular da Semus apresentou números para rebater as críticas e revelou que, nos primeiros seis meses de 2020, foram 976 tomografias custeadas pelo Estado, em clínicas da cidade. Neste ano, no mesmo período, a Prefeitura fez mais que o triplo de exames por imagens com o tomógrafo do Hospital Regional, um total de 2.957.
 
Siclinda explicou que tomografias são procedimentos de alta complexidade de responsabilidade do Estado, conforme prevê a legislação. Mesmo assim, os exames para pacientes com covid-19 ou internados, além de casos de urgência e emergência, são custeados e realizados diariamente pela Prefeitura de Vilhena.
 
Como as clínicas locais deixaram de atender ao contrato com o Estado, há cerca de dois meses apenas, os exames eletivos, aqueles que são agendados previamente pelos médicos sem necessidade de urgência, estão sendo encaminhados para o tomógrafo do Estado mais próximo, que fica em Porto Velho.
 
“Nós usamos intensamente o tomógrafo nos casos em que há riscos iminente para os pacientes, e os custos são bancados pelo município. Ninguém vai morrer por falta de tomografia, não. Mas não há como permitir que pessoas em condições de o município abarcar as responsabilidades do Estado para atender às centenas num local onde podem se contaminar”, finalizou.
 




Fonte: Folha do Sul
Autor: Da redação

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.