Tecnologias modernas são utilizadas por equipe da Politec para perícias em acidentes nas rodovias
Além da máquina fotográfica, equipamento de medição, Politec utiliza drone para captar imagens aéreas
Com drone, medição tecnológica e câmera digital, a equipe da Superintendência de Polícia Técnico-Científica de Rondônia (Politec), em Ji-Paraná, fez o levantamento de provas para informações precisas de um acidente ocorrido, na manhã de sexta-feira (3), entre um ônibus de turismo e uma carreta no km 284,5 da BR-364, entre os municípios de Presidente Médici e Cacoal. Uma fila de veículos de mais de 10 quilômetros se formou no local.
O perito criminal, Richers Hatzinkis,, explica que o trabalho em locais de acidentes é um dos eixos de atuação da Politec e que tem evoluído com a aplicação de tecnologias. “O trabalho consiste em fazer o levantamento no local para apurar as causas do acidente e para isso fazemos uso das mais diversas tecnologias. Além da máquina fotográfica, do equipamento de medição, temos o drone para captar as imagens aéreas, e assim temos uma visão ampla, diferente da visão de solo”.
As tecnologias aplicadas em locais de crimes e acidentes ajudam a Politec a prestar um serviço mais preciso e eficiente à população. “Essas tecnologias ajudam a elucidar os casos e trazem provas mais robustas para o contexto da prova judicial”, garante o perito.
O agente de criminalística, Reginaldo Gera, conta que antes a medição nos locais de perícia, por exemplo, era com uma trena que precisava ser desdobrada, agora com rodinhas, basta arrastar o equipamento, que digitalmente é medida a área. “Os trabalhos melhoraram muito. Antigamente, a trena era aquela métrica, então havia muita dificuldade, enrolava, voltava cheia de areia. Agora não, a medição é digital. E tudo que tem chegado de equipamento para a gente é muito importante, pois ajuda a fazer um trabalho melhor e é possível tirar conclusões mais acertadas sobre o caso”.
Os avanços na perícia criminal é resultado dos investimentos do Poder Executivo na entrega de equipamentos para a Politec. “Recentemente a Politec ganhou destaque nacionalmente com reconhecimento em diversas áreas desde DNA às perícias de locais de crime. E isso é fruto do investimento do Governo de Rondônia por meio da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) em equipamentos e capacitação dos profissionais”, considerada o perito.
Fonte: Secom - Governo de Rondônia
Autor: Vanessa Moura (Foto: Daiane Mendonça)