Visitas 70265672 - Online 228

Domingo, 05 de Dezembro de 2021

Saúde

11/11/2021 11:10:00

Teste do Olhinho: exames podem ser agendados em duas datas por mês no CER em Vilhena, veja cronograma

 
Médico atende famílias que estejam com consultas programadas: exame pode antecipar tratamento a doenças da visão
 
Neste mês o Teste do Olhinho em Vilhena será realizado em dois dias para todos os recém-nascidos. Os responsáveis pelo bebê devem agendar o exame a partir de consulta nos postos de saúde, para que o médico faça o teste no dia 16 ou 25 de novembro, no CER (Centro Especializado em Reabilitação). Importante para antecipar o tratamento de doenças da vista, o teste é rápido e indolor, podendo detectar diversos problemas no olho dos pequenos.
 
"Desde que assumi a pasta tenho buscado sanar alguns problemas que detectamos e um desses é o Teste do Olhinho, que temporariamente não estava sendo realizado por falta de um especialista. Mês passado conseguimos junto ao médico pediatra Juan Fredy programar a realização de duas consultas por mês, que são suficientes para atender a toda a demanda", garante Wagner Borges, secretário municipal de Saúde.
 
Em Vilhena a média de nascimentos é de 170 bebês por mês, sendo 89% deles na rede pública. Para ter acesso ao exame, os pais podem procurar o posto de saúde mais próximo de sua casa para realizar o agendamento.
 
O TESTE - Durante o teste que não dura mais que um minuto, o médico observa o reflexo da luz emitida por uma lanterna no fundo do olho do bebê. Se há alguma alteração na estrutura, esse reflexo ganha uma cor diferente e pode não ser igual entre os dois globos oculares.
 
Por sua natureza simples, pode ser realizado por um pediatra que, caso detecte anormalidades, encaminhará o recém-nascido para nova consulta com oftalmologista. Doenças como catarata congênita, hemorragias e retinoblastoma, além de graus mais elevados de miopia e hipermetropia podem ser identificados dessa maneira.
 
Os profissionais indicam ainda que as avaliações da visão da criança continuem em casa, com os pais. Um teste de visão simples é tapar um olho da criança com a mão e, depois de um tempo, fazer o mesmo com a outra. Se ela chorar ou ficar irritada só em uma dessas ocasiões, o médico precisa reavaliá-la. Estrabismo e falta de atenção a objetos e a gestos dos pais também pedem exames, especialmente se são persistentes após o terceiro mês, quando a visão da criança começa a se desenvolver mais plenamente.
 




Fonte: Semcom - Prefeitura de Vilhena
Autor: Assessoria

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.