Visitas 128093312 - Online 319

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Cotidiano

31/03/2021 08:42:00

Vídeo: alto comando da Secretaria de Segurança de Rondônia vem ao Cone Sul para solucionar conflitos agrários

 
Titular da Sesdec, comandantes das forças militares estaduais e membros da Casa Civil participam da missão
 
O titular da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) Coronel José Hélio Cysneiros Pachá, juntamente com os comandos gerais da Polícia Militar (PM) e Corpo de Bombeiros Militares (CBMRO) e representantes da Casa Civil, está cumprindo agenda no Cone Sul de Rondônia, especificamente em Vilhena e Chupinguaia, desde onte, (terça-feira,  30). Em Vilhena, Pachá se reuniu com representantes do setor produtivo e a pauta principal do encontro foi uma só: segurança no campo.
 
O encontro foi motivado devido ao ataque da Liga dos Camponeses Pobres (LCP) à fazenda Nossa Senhora Aparecida, que fica em Chupinguaia. Os representantes do setor se colocaram à disposição do Governo do Estado na busca de um consenso entre sociedade e Estado a fim de se garantir a paz no campo.
 
O comandante-geral da PM, Coronel Almeida, informou que a polícia realizou nove ocorrências dentro da propriedade rural, como prisões e apreensões de armas de grosso calibre. “Precisamos de uma legislação mais específica para acelerar o processo de reintegração, estamos com tropa à disposição, equipamentos e prontos pra agir”, destacou.
 
O Governador do Estado de Rondônia, Coronel Marcos Rocha, já determinou mais atividade em relação ao assunto. Irritado com os ataques que os produtores vêm sofrendo, Marcos Rocha falou: “Eu quero esses caras presos".
 
Ainda segundo o coronel Almeida, os policiais sabem do problema que têm pela frente. “Onde a gente chega que há aquela bandeira vermelha com as três letras, a gente sabe que vai ter emboscada, armas de grosso calibre e todo tipo de conflito. Policiais já morreram em confronto com eles e outros ficaram gravemente feridos”, contou.
 
O coronel da PM explica que o modus operandi do grupo é sempre igual. “A gente chega e eles correm pra fundiária. Lá na fundiária tem calibre 12 e fuzil. Chegamos a encontrar placas solares, roteadores de Internet e até acampamentos com alimentação para pelo menos 45 dias”, destacou.
 
Agentes da segurança pública de Rondônia defendem a ideia de uma busca e apreensão no local, a fim de enfraquecer as pilastras da organização, realizar prisões, se necessárias, e identificar quem está participando desse movimento. “Temos relatórios de inquérito que apontam o uso de coquetel molotov, crianças e mulheres utilizando máscaras e todos se denominam como liderança. Todos os policiais apontam a dificuldade de entrar no local devido ao perigo de uma circunstância como essa", relatou o delegado de Polícia, Fábio Campos.
 
O secretário da Sesdec, coronel Pachá relatou que todo o processo que a Sesdec está levantando sobre o assunto está sendo realizado de forma técnica. “Nossas tropas estão treinadas, temos equipamentos e todo suporte necessário. Não podemos, entretanto, abrir mão da segurança e do planejamento estratégico pra que não haja mortos e feridos em nenhum dos lados”, destacou Pachá.
 
O secretário de segurança relatou que o gabinete de gerenciamento de crise da Sesdec está trabalhando com a possibilidade de garantir mandados de prisão, buscas e apreensões contra membros da LCP. “A PM está aqui e não vamos sair até que a situação esteja resolvida”, garantiu.
 
O representante da Casa Civil do Governo do Estado de Rondônia, Major Vital, apresentou uma mensagem do Governador Marcos Rocha (sem partido) ao encontro. “O governador quer a solução do problema e já determinou que seja posto um fim. Para isso, ele enviou reforço policial e foi a Brasília tratar pessoalmente do assunto com o Governo Federal", declarou.
 
A Gleba Corumbiara (região que compreende o extremo sul do Estado de Rondônia) não tem sobreposição de documentos, ou seja, é uma das únicas regiões do país cujas propriedades são documentadas. Ao todo, são dois milhões de hectares em títulos regularizados.
 
CLIQUE ABAIXO e assista o vídeo.
 
 
 




Fonte: Folha do Sul
Autor: Assessoria

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.