Visitas 57692761 - Online 205

Sábado, 12 de Junho de 2021

Covid-19

09/06/2021 17:08:00

Vilhena já aplicou mais de 80% das doses recebidas de vacinas contra a Covid-19, segundo a prefeitura

 
Lançamento de dados no sistema do Governo Federal deve receber força-tarefa nesta semana
 
A Prefeitura de Vilhena aplicou, até esta terça-feira, 8 de junho, pouco mais de 27 mil doses de vacinas contra a covid-19. Os dados do sistema estadual e federal apontam número menor devido ao tempo de lançamento dos dados das planilhas físicas feitas pelos vacinadores do Setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde no sistema do Governo. Assim, relatório completo da vacinação até o momento mostra o avanço da campanha e revelam que a cidade já aplicou mais de 80% das doses recebidas até agora.
 
“Estamos acelerando a vacinação por idade e também, ao mesmo tempo, os grupos prioritários. Isso é uma medida que pode garantir que mais vidas sejam salvas, pois a taxa de letalidade cresce conforme a idade aumenta. Assim, atualmente estamos vacinando trabalhadores da educação, forças de segurança e salvamento, pilotos de avião, pessoas com deficiência, soropositivos, gestantes e puérperas, mas também temos agenda aberta para pessoas sem comorbidades com 59 e 58 anos. E semana que vem avançaremos ainda mais”, explica a secretária municipal de Saúde, Siclinda Raasch.
 
Vilhena recebeu até esta terça-feira, 8 de junho, 33.946 doses. Destas, cerca de 80% já foram aplicadas, 10% estão disponíveis para vacinação nos pontos de imunização e os outros 10% são vacinas de segunda dose reservadas para aplicação posterior. Mais vacinas devem ser entregues nos próximos dias, permitindo que mais públicos sejam divulgados na semana que vem.
 
DOSES JÁ APLICADAS - Em relação às marcas, a Coronavac, do Butantan/Sinovac, é a vacina mais utilizada no município, com 14.909 doses aplicadas, sendo 8.382 como primeira dose e 6.527 como segunda. A Covishield, da Fiocruz/Astrazeneca, já foi aplicada em 8.321 vilhenenses, sendo a primeira dose em 7.687 pessoas e a segunda dose em 634 pacientes. Por sua vez, 175 pessoas já receberam a vacina da Pfizer como primeira dose. Há ainda 3.811 doses aplicadas das três marcas que não foram lançadas no sistema. Assim, o total de vacinas já aplicadas em Vilhena é de 27.216 doses, 80,1% do total recebido.
 
Nesta semana estagiários de faculdades que têm cursos da área médica e servidores administrativos da Prefeitura irão dar apoio ao Setor de Imunização para o registro dos dados de vacinação (anotados à caneta ou em planilhas off-line no momento da aplicação) no sistema on-line do Governo Federal, que exige 16 campos de informação de cada paciente, em cada aplicação.
 
DOSES DISPONÍVEIS - Estão disponíveis no município 6.730 doses de vacinas, sendo 3.325 de primeira dose e 3.405 de segunda dose. Das vacinas de primeira dose, 2.049 foram recebidas nesta segunda-feira, 7 de junho. 
 
Todas as vacinas de primeira dose (compostas quase 90% por Astrazeneca e o restante por Pfizer) já têm agenda de vacinação divulgada para a população ser imunizada com os seguintes públicos: pessoas com 59 e 58 anos sem comorbidades, pessoas de 18 anos ou mais com comorbidades, trabalhadores da Educação, gestantes e puérperas com ou sem comorbidades, forças de segurança e salvamento, pilotos de aeronaves, pessoas portadoras de deficiência física que recebam benefício de prestação continuada, soropositivos, entre outros grupos que já foram divulgados e que têm indivíduos que ainda não vieram se vacinar. 
 
Já as vacinas de segunda dose estão todas guardadas conforme os públicos que receberam a primeira, sendo cerca de 90% Astrazeneca e o restante de Coronavac. 
 




Fonte: Semcom - Prefeitura de Vilhena
Autor: Assessoria

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.