Vilhena descentralizará atendimentos de covid-19, veja novos locais para sintomáticos
Postinhos e UPA farão primeiro atendimento: Central Covid-19, sem pacientes há dias, será desmobilizada
Última cidade de Rondônia a desmobilizar sua Central de Atendimento à Covid-19, Vilhena passará a atender pacientes suspeitos de covid-19 nos postos de saúde e na UPA 24h a partir desta terça-feira, 31 de maio. O prédio continuará sob coordenação do Hospital Regional de Vilhena (HRV) e passará a ser preparado para a implantação da UTIN (Unidade de Terapia Intensiva Neonatal), que já tem equipamentos comprados pela Prefeitura de Vilhena.
Agora, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, o atendimento a pessoas com sintomas de doenças respiratórias será feito nos postinhos de saúde, de segunda a sexta-feira. De acordo com a necessidade, pacientes podem ser referenciados à UPA, especialmente os que tiverem os quadros mais graves. Por sua vez, a partir das 19h até as 7h da manhã e também nos fins de semana e feriados, a UPA 24h fará o atendimento dos casos suspeitos de covid-19.
“Continuaremos dando a devida importância à doença, recomendando o uso de máscara a todos que estiverem com sintomas gripais. Pacientes que necessitarem de internação serão encaminhados ao HRV em ala de isolamento”, explica o secretário municipal de Saúde, José Aparecido.
Casos mais leves também farão acompanhamento nos postos de saúde, inclusive com Atenção Domiciliar, caso apresentem sequelas que exijam atenção especializada. Da mesma maneira, a recuperação no CER (Centro Especializado de Reabilitação) poderá ser recomendada aos pacientes com dificuldade de se livrar dos sintomas pós-covid-19.
“Vilhena apresentou índices de combate à covid-19 melhores que a média mundial, nacional, estadual e que as outras cidades de mesmo porte de Rondônia, o que mostra que fizemos um bom trabalho no contexto regional, controlando o máximo que pudemos essa onda da pandemia por aqui. Agora podemos considerar que a desmobilização da Central é um passo quase final nessa guerra contra o novo coronavírus, tornando-o uma preocupação menor devido à vacinação em larga escala, as medidas de prevenção e o bom atendimento de nossos profissionais de Saúde, verdadeiros guerreiros”, analisa o prefeito Eduardo Japonês.
Os testes para covid-19 serão feitos no local de atendimento do paciente, seja no postinho de saúde ou na UPA. Mais informações sobre a Saúde municipal podem ser conseguidas pelo WhatsApp institucional 3322-2945.
Fonte: Semcom - Prefeitura de Vilhena
Autor: Assessoria