Visitas 134473814 - Online 405

Terça-feira, 25 de junho de 2024

Política

21/11/2023 09:23:00

5ª SÉRIE: em sessão com dois presidentes, Câmara de Vereadores de Vilhena se reúne enquanto aguarda decisão de juíza

 
Deposto do cargo de presidente, Samir vai à justiça e pede anulação de atos dos colegas
 
Como este FOLHA DO SUL ON LINE havia antecipado, a sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Vilhena, que está sendo realizada na manhã desta terça-feira, 21, seria no mínimo polêmica, já que a Casa tem, neste momento, dois presidentes: Samir Ali (Podemos) e Wilson Tabalipa, escolhido ontem por um grupo de oito parlamentes.
 
Mesmo com o caso, que se arrasta há um mês, tendo chegado à justiça, o grupo que depôs Samir do cargo, alegando ilegalidade em sua eleição, mantém a disposição para tomar posse em seu lugar. E uma cena inusitada chamou a atenção: Tabalipa se sentou na cadeira antes ocupada por Samir e está conduzindo os trabalhos, cercado pelos companheiros da nova Mesa Diretora.
 
Ou seja, quem chegou primeiro no plenário e ocupou o assento se impõe como presidente. Um comportamento de 5ª série...
 
Enquanto isso, o pedido para que seja revogada a escolha dos novos dirigentes da Câmara, com pedido de liminar (medida de urgência) segue tramitando desde ontem. Uma ação autônoma protocolada pelos advogados de Samir chegou às mãos do juiz Eli da Costa Júnior, da 3ª Vara Cível, que declinou da competência e enviou os autos para a colega Kelma Vilela de Oliveira. A magistrada é “preventa”, pois havia dado uma liminar em relação ao mesmo caso (ENTENDA AQUI).
 
Enquanto a decisão judicial não sai, os parlamentares que venceram no voto a queda de braço seguem conduzindo a sessão. Caso a juíza conceda a liminar anulando os atos da nova Mesa, tudo o que for aprovado hoje terá que ser levado a votação novamente.
 
O site segue acompanhando o caso e traz novas informações qualquer momento.
 




Fonte: Folha do Sul
Autor: Da redação

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.