Escola de Colorado do Oeste é destaque ao elaborar projetos envolvendo quase 400 alunos apenas com bom uso do material público
De acordo com a supervisora dos projetos, o bom uso da coleção tem proporcionado o engajamento escolar
Não é de hoje que a Escola Estadual Paulo de Assis Ribeiro, situada na região central do município de Colorado do Oeste, vem se destacando pelo trabalho que desenvolve com os alunos, tendo sido premiada diversas vezes por seus feitos. Porém, a instituição mais uma vez se superou, sendo destaque a nível estadual, apenas pelo bom uso do material didático fornecido pelo Estado.
Através do uso dos livros e da plataforma virtual produzidos pela empresa Microkids Tecnologia Educacional, adquiridas pelo Governo do Estado de Rondônia por meio da Secretaria de Educação, a fim de ampliar o uso de Tecnologia Educacional nas escolas, professores e supervisora desenvolveram quatro projetos só no último semestre de 2023, que contou com quase 400 alunos, voltado ao combate ao bullying, meio ambiente e criação de games.
Com o engajamento da equipe, o projeto, que ao todo teve a participação de 395 alunos, foi elaborado apenas com os conteúdos e direcionamentos presentes no material didático e levou a instituição a ter seus trabalhos divulgados na mídia geral pela própria empresa Microkids.
No dia da conclusão e apresentação dos projetos, uma rede de televisão, a mando da empresa responsável pelo material didático, esteve na escola e registrou todo o trabalho desenvolvido pelos alunos através de maquetes, jogos e histórias em quadrinhos virtuais, etc.
De acordo com a supervisora do Ensino Fundamental, e também supervisora dos projetos, Eliane Freitas, o bom uso da coleção tem proporcionado o engajamento escolar, a liberdade e a responsabilidade de professores e alunos ao desenvolverem cada projeto com criatividade e originalidade.
“Quando a CRE nos apresentou a Coleção Microkids como uma proposta de trabalho, apesar de desafiadora, abraçamos com muito carinho. Os professores da escola têm trabalhado com essa Coleção de forma dinâmica e com práticas bem criativas e até inusitadas voltadas para cada público, mas sempre com ações pautados nos conteúdos em estudo contidos no Plano de Curso. As aulas foram planejadas com ações práticas e teóricas, além de levarem os alunos ao laboratório de informática, sendo acompanhados pelas coordenadoras, para explorar os softwares apresentados ou sugeridos na Plataforma da Microkids. Dessa forma, a cada ano tem saído projetos maravilhosos”, afirmou Eliane.
Ainda segundo a supervisora, os alunos dos 6º anos que trabalharam no projeto voltado a eles, foram coordenados pelos professores Elealdo Mendes e Clezilaine Chaves, sendo a professora, já premiada a nível nacional pela própria empresa Microkids com o projeto “Anime-se e descasque esse Abacaxi” e a nível estadual pela criação de uma biblioteca virtual durante a pandemia. (VEJA AQUI)
A professora Clezilaine Chaves já nota a diferença nos alunos após a realização dos projetos. “Houve grande interesse e participação dos alunos nas rodas de conversa e nas atividades propostas. Além disso, muitos alunos deram seu depoimento e com isso reduziu as agressões verbais e no que permeia o bullying em sala de aula. Os próprios alunos passaram a identificar certas ‘brincadeiras' como práticas inadequadas, havendo assim uma mudança positiva de atitude”, afirmou a professora.
Além dos alunos dos 6° anos, também participaram dos projetos estudantes dos 7°, 8° e 9° anos, coordenados pelas professoras Maria Lucirlei, Maria Geysiany e Fernanda Mota.
Através dos projetos desenvolvidos, os alunos dos 8° anos fizeram trabalhos de conscientização em todas as turmas da escola, e na comunidade em entorno, enquanto os discentes divulgavam a ideia de coleta seletiva na feira do produtor da cidade, estabeleceram parcerias com órgãos da cidade, como o Ministério Público, Secretaria do Meio Ambiente, Polícia Penal, Instituto Federal Campus de Colorado – IFRO, além de realizarem visitas Técnicas no Aterro Sanitário da Cidade de Vilhena e no Galpão de Coleta Seletiva da cidade de Cerejeiras.
Fonte: Folha do Sul
Autor: Da Redação