Visitas 125450866 - Online 215

Quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024

Economia

09/11/2023 17:08:00

Favoo confirma liderança no Enem; resultados recém divulgados colocam a FAVOO mais uma vez no 1º lugar no Estado

 
Os dados foram divulgados pelo jornal O Globo em outubro, através de um levantamento de pesquisadores da edtech AIO Educação junto ao Inep
 
A Escola Favoo de Vilhena obteve a maior nota do Enem 2022 (Exame Nacional do Ensino Médio) entre todas as escolas de Rondônia. Os dados foram divulgados pelo jornal O Globo em outubro, através de um levantamento de pesquisadores da edtech AIO Educação junto ao Inep. Com nota de 664,63 a escola Favoo se mantém no topo do ranking estadual do Enem desde 2019.
 
Em todo o estado apenas a Favoo e o Instituto Educacional Soma de Cacoal, obtiveram nota superior a 650 pontos. Entre as 10 instituições de ensino que tiveram os melhores desempenhos em Rondônia, todas são da rede privada de ensino, sendo cinco da capital e cinco do interior do estado. A nota média do Enem entre as escolas particulares foi 586, considerando a média ponderada de todas as provas, incluindo a de redação.
 
Se destacar em um cenário tão competitivo não é tarefa fácil. Para a presidente da Favoo, Carolina Navarro Torres, essa conquista é fruto de um esforço coletivo que envolve não só os alunos, mas também os pais que se preocuparam em proporcionar uma educação de qualidade para seus filhos e toda uma equipe pedagógica que trabalha arduamente para garantir esse nível de excelência. “Graças ao formato cooperativa, cada centavo gerado pelo nosso negócio é reinvestido na conquista da qualidade, e o maior beneficiado é sempre o aluno, que é a razão de nossa existência”.
 
De acordo com Giovana Aparecida dos Santos, Coordenadora Pedagógica do Fundamental II e Ensino Médio da Favoo, esse esforço vem sendo desenvolvido há muitos anos, através de um conjunto de ações, que vão desde investimentos na capacitação de professores e colaboradores, passando pela preparação e acompanhamento dos alunos com monitoramento de dados e análise de resultado.
 
“Nessa preparação, os alunos do terceirão, por exemplo, participam de 9 simulados do Enem. Mas essa preparação não acontece somente a partir do 3º ano, começa lá na educação infantil, com o incentivo à leitura, com aulas de complementação e reforço de disciplinas. Então essas turmas que alcançaram a melhor nota no Enem desde 2019, não se tornaram melhores apenas nesses anos, elas vêm sendo preparadas desde a base”, pondera Giovana.
 
Favoo é Centro de Testes da FGV
 
Além da divulgação da conquista do primeiro lugar no Enem, outubro marcou também o início de uma parceria entre a Favoo e a Fundação Getúlio Vargas (FGV) para aplicação de testes visando a certificação de pessoas. Com o convênio a Favoo passa a ser um centro de aplicação de teste certificados pela FGV Projetos.
 
A FGV Projetos é a unidade de assessoria técnica da Fundação Getulio Vargas, responsável pela aplicação do conhecimento acadêmico gerado e acumulado em suas escolas e institutos. Auxilia organizações públicas, empresariais e do terceiro setor, no Brasil e no exterior, desenvolvendo projetos nas áreas de economia e finanças, gestão e administração, e políticas públicas. O Núcleo de Certificação da FGV Projetos realiza a gestão e aplicação de exames de aferição de conhecimentos teóricos para a certificação de pessoas, incluindo inscrição, agendamento, aplicação e avaliação para licenças e habilitações, principalmente para instituições do mercado financeiro nacional.
 
 “Na ocasião, a FGV realizou uma análise de viabilidade de nos tornarmos um centro de testes, considerando nossa estrutura física – espaço, equipamentos e recursos técnicos, bem como recursos humanos, com o treinamento dos fiscais e pessoal técnico”, explicou Vitor de Medeiros Marçal, diretor da Faculdade Favoo.
 
Essa era uma demanda que existia sobretudo para os profissionais do mercado financeiro da região, que necessitavam das certificações profissionais (CPA-10 e CPA-20) da Ambima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais). “Tínhamos uma grande preocupação com os profissionais que precisam dessas certificações para atuação em suas áreas, uma vez que esses testes eram aplicados apenas em Rolim de Moura e Porto Velho. Daí, sugerimos para a Favoo o credenciamento junto à FGV para aplicação dos testes aqui em Vilhena, com base nos princípios da intercooperação e do interesse pela comunidade”, explicou Vilmar Saúgo, diretor executivo da Sicoob Credisul. 
 
Mas não são apenas os exames de certificações da Ambima que podem ser feitos no Centro de Testes da Favoo. O centro está apto a aplicar mais de 15 exames de certificação profissional, atendendo o sul de Rondônia e noroeste do Mato Grosso. Entre eles, a Favoo também aplicará os exames do Programa de Certificação do Sicoob, criado em parceria com a Fundação Getúlio Vargas - FGV, pela Universidade Corporativa do Sicoob. São eles:  Certificação de Dirigentes e Certificação em Crédito.
 
 O Centro de Testes da Favoo realizará os exames dos seguintes organismos certificadores: ABCO, ABECIP, ABRACAM, ANAC, ANBIMA, ANCORD, APIMEC, CFA, CONASI, IBGC, IBRI, ICSS, LEC e SICOOB.
 




Fonte: Folha do Sul
Autor: Assessoria

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.