Visitas 125447602 - Online 263

Terça-feira, 20 de fevereiro de 2024

Arte e Cultura

23/11/2023 11:38:00

VÍDEO: historiador resume a trajetória de Vilhena e explica porque a cidade que comemora aniversário hoje tem esse nome

 
Júlio Olivar aborda vários aspectos da maior cidade do Cone Sul de Rondônia
 
Profundo conhecedor da história de Vilhena, o jornalista Júlio Olivar produziu um vídeo que resume a trajetória da maior cidade do Cone Sul de Rondônia, que completa 46 anos de emancipação política e administrativa nesta quinta-feira, 23.
 
Olivar, historiador e autor de vários livros, revela como o pequeno povoado se transformou em uma potência econômica a partir dos anos 1960. O comunicador também fala da migração e conta porque Vilhena recebeu este nome.
 
Radicado na cidade desde 1998, o mineiro Júlio também galgou postos na vida pública rondoniense, chegando a ser secretário de Estado da Educação, além de atuar (e continuar colaborando) em vários veículos de imprensa, incluindo jornais impressos, rádios, TVs e sites
 
Em sua produção, publicada nas redes sociais, ele usa imagens antigas que mostram a migração de milhares de pessoas que vieram de diferentes regiões para o Estado que, naquela época, era chamado de “Eldorado”, pelas oportunidades que oferecia a quem chegava.
 
Colecionador de curiosidades sobre Vilhena, Júlio lembra que aqui o avião chegou antes dos carros e a TV antecedeu o rádio. O migrante mineiro destaca o caráter desenvolvimentista da cidade que o acolheu 25 anos atrás
 
CLIQUE ABAIXO assista o vídeo.
 




Fonte: Folha do Sul
Autor: Da redação

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.