Visitas 148240011 - Online 247

Terça-feira, 03 de dezembro de 2024

Cotidiano

08/11/2023 08:40:00

VÍDEO: praça ocupada por população de rua tem brigas e uso de drogas, em Vilhena; Semas não tem como resolver o problema

 
Muitos dos que ocupam o espaço público vêm de outras cidades
 
Um leitor do FOLHA DO SUL ON LINE filmou e enviou para a redação a briga entre dois moradores de rua que ocupam a Praça do Shopping, em Vilhena. O espaço público tem servido como moradia para pelo menos meia dúzia de “andarilhos”. A filmagem foi feita na última sexta-feira, 03.
 
Em recentre entrevista a este site, o empresário Willian Reis, que dá assistência material e espiritual à população de rua, disse que o número de pessoas nestas condições diminuiu nos últimos meses. A ação social comandada por ele recebeu centenas de manifestações de apoio (CONFIRA AQUI).
 
Apesar de não haver lei municipal que permita a remoção de quem dorme pelas ruas em Vilhena, a Secretaria Municipal de Assistência Social tenta resolver o problema, que aflige comerciantes e espanta o público dos locais onde os sem-teto passam as noites.
 
Segundo o autor do vídeo, no dia desta briga, um dos envolvidos chegou a puxar uma faca para o oponente. Contou também que alguns dos que estão na praça usam drogas, ingerem bebidas alcoólicas em público e chegam a abordar os transeuntes pedindo dinheiro.
 
O QUE DIZ A SEMAS
Pasta encarregada de lidar com a situação, a Semas revela receber queixas frequentes sobre a presença de “andarilhos” na praça, mas avisa: a lei dá a eles o direito de não serem removidos do local.
 
Porém, assistentes sociais os abordam e tentam inscrevê-los em programas que lhes garantiriam benefícios. Também é oferecida a possibilidade de tratamentos em clínicas, mas nenhum se interessa pelas propostas.
 
 Vindos de várias cidades, os sem-teto enfrentam uma série de problemas que os fazem perambular e dormir pelas ruas. Os motivos para a vida nômade vão desde a dependência química, passando por crises familiares e problemas psiquiátricos.
 
Titular da Semas, o ex-vereador Rogério Golfetto admite a impotência diante da situação, mas tenta minimizar o drama dos que vivem nestas condições, oferecendo alimentos e produtos para higiene pessoal.
 
CLIQUE ABAIXO e assista a filmagem.
 




Fonte: Folha do Sul
Autor: Da redação

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.