Visitas 129663210 - Online 249

Quarta-feira, 17 de abril de 2024

Terra

17/01/2024 16:43:00

ASSISTA: cafeicultor premiado sofre vandalismo em Rondônia; vídeos viralizam e garantem solidariedade ao jovem empreendedor rural

 
 Após publicar vídeo chorando pelo prejuízo, empresas e cafeicultores fizeram doações para refazer todo seu plantio
 
Chorando, o cafeicultor Ronieli Hel publicou vídeos no último dia 10 de janeiro mostrando sua lavoura de café devastada: todos os 2,8 mil pés que tinham apenas 60 dias de plantados foram cortados, bem como as mangueiras de irrigação. Na caixa d’água, 12 litros de herbicidas e fungicidas foram derrubados (CLIQUE ABAIXO e assista o primeiro vídeo)
 

 
A ação causou prejuízo de mais de R$ 10 mil, além de meses de trabalho jogados fora. O vídeo teve 1,4 milhão de visualizações. Com a repercussão, empresas, produtores rurais e políticos se organizaram em uma força tarefa para reerguer o agricultor premiado com o melhor café de Rondônia, do Brasil e segundo do mundo.
 
O crime aconteceu na Linha 144, km 16, Norte, no distrito de Migrantinópolis, pertencente ao município de Novo Horizonte do Oeste, onde fica a propriedade de Ronieli. Ele não faz ideia de quem possa ter praticado o vandalismo. Foi instaurado um inquérito pela Polícia Civil de Nova Brasilândia D'Oeste para investigar suposto dano qualificado, podendo mudar de classificação no decorrer dos trabalhos.
 
Ao FOLHA DO SUL ON LINE, Ronieli afirmou que a repercussão do vídeos sensibilizou muitas pessoas e empresas que estão ajudando-o a reconstruir a lavoura. “Hoje estou fazendo a limpeza para começar o replantio. Alguns amigos estão indo a Rolim de Moura para buscar cama de frango (adubo) que servirá de preparação da terra. Muitas pessoas foram solidárias à nossa situação. As empresas Comper e AgroGalo doaram adubos, o Grupo Cesar Cassol doou calcário e graças a Deus estou recebendo bastante ajuda. Foi feita uma vaquinha do pessoal do café e estamos muito bem amparados pelos cafeicultores do Estado e até de fora. Não sei dizer quanto já foi reunido em valor total, mas nosso plantio vai ser refeito totalmente e com mais tecnologia ainda do que já era. Só tenho gratidão a Deus e a todos que estão orando por nós. Estamos nos mantendo de cabeça erguida”, assegurou (ABAIXO, o cafeicultor agradecendo o apoio recebido).


 
Nas redes sociais Ronieli também publicou vídeo da influencer cristã Thais Regina, que pondera sobre o impacto da ação criminosa, considerando que a provação pode ter sido uma bênção disfarçada, visto que agora o Brasil inteiro ficou sabendo de seu café, da qualidade, dos prêmios e de sua produção agrícola, o que poderá promover mais ganhos do que prejuízos, no longo prazo.
 
“Estive lá no fim de semana e conversei com ele. Ajudei na rifa que estão fazendo e percebi como foi triste a situação. Há alguns anos ganhei um pouco do café dele e mantive contato com ele. É um rapaz do bem. Esforçado e competente. Muita gente está ajudando pesado”, explica o advogado e ex-vereador em Vilhena, Rafael Maziero, amigo de Ronieli.
 
Pelo menos três deputados estaduais visitaram o produtor e prestaram apoio a Ronieli. O deputado estadual Luís do Hospital (MDB), presidente da Comissão da Agropecuária e Política Rural (CAPR) da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), se comprometeu em atuar junto dos órgãos estaduais e municipais para solucionar o caso. Cirone Deiró pediu investigação para identificar os criminosos que destruíram a plantação e solicitou ao secretário de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), Felipe Vital, e ao diretor-geral da Polícia Civil, delegado Samir Fouad Abboud, abertura de inquérito para identificar e responsabilizar civil e criminalmente os vândalos. Além disso, Ismael Crispin protocolou na Assembleia Legislativa na terça-feira, 11, indicação ao Governo de Rondônia solicitando a prioridade na apuração.
 
Em 2018 Ronieli foi candidato a vereador por Novo Horizonte, pelo PSD. Não foi eleito, mas manteve vínculos com a política estadual, apoiando Mariana Carvalho e Cirone Deiró.
 




Fonte: Folha do Sul
Autor: Herbert Weil

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.