Visitas 136226276 - Online 630

Sábado, 13 de julho de 2024

Terra

17/05/2024 10:21:00

Criadores de animais em Vilhena podem declarar rebanhos à Idaron pela internet; informe é obrigatório até 31 de maio

 
Ferramentas online facilitam controle da sanidade e movimentação do gado no Estado
 
Para declarar os rebanhos à Idaron (Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia), os criadores de animais de Vilhena podem recorrer a uma simples ferramenta digital que permite realizar o informe pela internet, sem sair de casa.
 
A declaração, obrigatória duas vezes por ano, está disponível para ser preenchida no site oficial da entidade até 31 de maio. Com quase 200 mil cabeças de gado e milhares de outros animais que exigem prevenção contra a Febre Aftosa, Vilhena já desponta como uma das que mais utiliza a tecnologia para o monitoramento do rebanho.
 
“Basta acessar o site da Idaron, que é o www.idaron.ro.gov.br, e clicar na imagem em destaque, no topo. Será necessário informar o CPF e a senha. Se o produtor encontrar dificuldades no acesso e preenchimento, pode tirar dúvidas através do WhatsApp institucional da Idaron de Vilhena, pelo número 9258-1097. Essa forma de declaração poupa tempo do produtor, evita deslocamentos e dá comodidade aos criadores de animais”, explica Fernando Miglioranza, chefe da unidade vilhenense da entidade.
 
Em Vilhena, o uso do sistema online para emissão de GTAs, que são as Guias de Trânsito Animal, vem crescendo vertiginosamente. Em 2023 cerca de 67% do total deste documento foi emitido pela internet, totalizando 9.318 GTAs contra 4.599 GTAs solicitados presencialmente.
 
A declaração de rebanhos é vital para que Rondônia continue com o status livre de febre aftosa com reconhecimento internacional, bem como continuar de olho nas doenças que podem acometer os rebanhos bovinos, bubalinos, suínos, ovinos e caprinos. Essa conquista é parte do empenho e trabalho e parceria entre produtores rurais e a Idaron.
 




Fonte: Foto: divulgação
Autor: Assessoria

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.