Visitas 136226318 - Online 628

Sábado, 13 de julho de 2024

Cotidiano

25/06/2024 10:11:00

Idealizador do projeto da pista de caminhada para idosos em Vilhena é surpreendido com abaixo-assinado contrário a construção

 
Citada pelo idealizador do projeto como autora do abaixo-assinado, Coordenadoria do CCI nega autoria
 
O representante comercial Edmilson Cosse Silva, de 74 anos, idealizou para o Centro de Convivência do Idoso a construção de uma pista de caminhada. Ele contou que a ideia surgiu em 2022, ao observar que os idosos chegavam ao CCI por volta das 07h00 e permaneciam sentados por horas, até o início das atividades.
 
Olhando o espaço no pátio do CCI, ele teve a ideia de implantar no local uma pista de caminhada por entre as árvores, de forma a preservar todas as plantas e ao mesmo tempo proporcionar aos frequentadores do CCI uma opção de exercício e de convivência.
 
Este ano, Edmilson apresentou a ideia ao prefeito Delegado Flori (Podemos), que autorizou a elaboração do projeto que mostra uma pista de caminhada com 189 metros, em um percurso que começa no ponto de descida dos frequentadores do ônibus e serpenteia por entre as árvores plantadas no local, cada uma delas batizada com o nome de um idoso.
 
No entanto, na semana passada Edmilson foi surpreendido com um abaixo-assinado contrário a construção da pista de caminhada. Com um cabeçalho curto, apenas com os dizeres “Abaixo-assinado contra a pista de caminhada a ser construída na Centro de Convivência do Idoso”, o documento não tem qualquer identificação do propositor, tampouco justificativa pela não construção da pista de caminhada. O documento tem dezenas de assinaturas. 
 
Para o idealizador do projeto, os idosos podem ter sido induzidos a assinarem o documento com informações falsas sobre o boato de que, para a construção da pista de caminhada, seria feita a derrubada das árvores; “o que não irá ocorrer”, assegura Edmilson.
 
O voluntário aponta a gestão do CCI como provável criadora do abaixo assinado. Ele afirmou que a direção da entidade sempre se mostrou relutante ao projeto. Ele afirmou também que a gestora do CCI teria dito a um vereador que o projeto de construção da pista de caminhada não iria dar em nada.
 
A reportagem do FOLHA DO SUL ON LINE entrou em contato com a direção do Centro de Convivência do Idoso, citada por Cosse Silva. Cati Machado, coordenadora do CCI, disse que o Centro de Convivência do Idoso está aberto a população cadastrada e que os idosos participam de atividades diárias na referida instituição.
 
Ela assegurou que não haver qualquer atitude ou decisão tomada pela Coordenação do Centro de Convivência do Idoso que vise impedir a construção da pista de caminhada dentro das dependências do CCI. “A coordenação do CCI nada tem a ver com abaixo-assinado”, assegurou a coordenadora.
 
Por fim, a coordenadora destacou que o CCI oferece atividades aos idoso todos os dias da semana. “O CCI de Vilhena é o único do Estado de Rondônia que tem atendimento de segunda a sexta-feira”, informou Machado.
 
De acordo com a coordenadora, o CCI de Vilhena conta com um número alto de frequentadores para os quais são oferecidas diversas atividades. “Nós temos definidas programações para grupos específicos de idosos. Alguns participam da oficina de pintura em tela, outras fazem pintura em tecido, outro grupo vai para a hidroginástica; outras turmas vão para a dança ou para o alongamento”, enumerou a coordenadora que explicou ainda que são oferecidas refeições e transporte gratuito.  
 
 
 




Fonte: Folha do Sul
Autor: Da redação

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.