Visitas 136225808 - Online 604

Sábado, 13 de julho de 2024

Agro

05/01/2024 11:52:00

Medidas de desenvolvimento agropecuário avançam na assistência técnica às famílias rurais

 
O fortalecimento nos serviços de Ater permitiram maior eficácia no cumprimento das metas preestabelecidas
 
Avançar com ações de sustentabilidade e tecnologia, refletindo diretamente na agricultura familiar de Rondônia, tornando-a mais competitiva no mercado nacional, é um dos objetivos da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado Rondônia (Emater/RO) para este ano, dando um novo direcionamento às medidas de desenvolvimento agropecuário, e consolidar ainda mais, o agronegócio familiar, considerada a atividade que mais vem crescendo nos últimos anos.
 
Os serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) têm por princípio levar educação por meio das mais diversas tecnologias às famílias rurais, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento e concretizar o potencial empreendedor de quem trabalha a terra. A cada ano que se inicia, afinadas com as políticas públicas de governo, a Emater/RO traça ações e metas específicas com a finalidade de desenvolver atividades que venham ao encontro das necessidades dos agricultores, suas famílias e organizações, condensado no Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Proater).
 
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, os serviços de assistência técnica e de extensão rural são fundamentais para o desenvolvimento da agricultura familiar e fortalecimento da economia local. “As ações desenvolvidas durante o ano de 2023 focaram em um atendimento de Ater inovador, com inserção de ferramentas tecnológicas, como: novos computadores, drones, tablet, softwares atualizados e aplicativos, que deram mais agilidade aos serviços e possibilitaram orientações técnicas eficientes, sempre levando a campo conhecimentos técnicos e políticas públicas de desenvolvimento nas três esferas governamentais (municipal, estadual e federal),”ressaltou.
 
Esse fortalecimento nos serviços de Ater permitiram maior eficácia no cumprimento das metas preestabelecidas dentro do orçamento previsto, superando as expectativas e levando para um resultado acima do esperado, com injeção de mais de 1,2 bilhão de reais em renda bruta no Estado.
 
Além da assistência, o Governo tem garantido ainda, a distribuição de mudas de qualidade, como o café e cacau clonal, e viabilizado o transporte de calcário para melhor atender o setor produtivo. Para o ano de 2024, o foco dos serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural estarão voltados ao desenvolvimento rural com sustentabilidade, tecnologia e incentivo ao agronegócio familiar, que nos últimos anos tem sido o carro-chefe da economia nos estados brasileiros. Para isso serão desenvolvidas ações de fortalecimento à família rural, proporcionando aumento de renda, dignidade e melhoria da qualidade de vida no campo.
 
Segundo o presidente da Emater/RO, Luciano Brandão o Proater é o programa que consolida as ações que serão levadas ao público beneficiário, seja ele de base familiar, não familiar, quilombolas, indígenas, assentados de reforma agrária, populações tradicionais, pescadores artesanais e extrativistas; por meio das 85 unidades operacionais distribuídas nos 52 municípios de Rondônia. “São ações apresentadas pelo Governo para que a assistência técnica seja desenvolvida de forma eficaz para os agricultores familiares”, destacou.
 




Fonte: Secom - Governo de Rondônia
Autor: Wania Ressutti (Fotos: Rayne Andrade)

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.