Visitas 143212035 - Online 559

Quinta-feira, 03 de outubro de 2024

Segurança

06/05/2024 10:46:00

Polícia Militar reforça ações contra crime organizado e projeta criação de Batalhão de Policiamento Tático de Ação

 
Polícia Militar reforça ações para combater o crime e garantir a segurança da sociedade
 
As ações desenvolvidas para o fortalecimento da segurança pública no Estado têm sido realizadas pelo Governo de Rondônia para melhor atender a sociedade. A Polícia Militar do Estado (PMRO) reforça as formas de policiamento ostensivo no tocante a atender a demanda existente e já direciona as atenções para a criação do Batalhão de Policiamento Tático de Ação e Reação ao Crime Organizado (BPTAR), para combater ações relacionadas ao crime organizado e facções criminosas. O anúncio aconteceu durante coletiva de imprensa, na quinta-feira (2), realizada no Quartel do Comando-Geral da Corporação, em Porto Velho.
 
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a criação do Batalhão é fundamental para garantir um ambiente mais seguro e protegido para todos, promovendo uma segurança cada vez mais eficiente em todo o Estado, proporcionando tranquilidade aos cidadãos rondonienses.
 
De acordo com o titular da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), Felipe Bernardo Vital, o exemplo para criação do Batalhão vem da Polícia de São Paulo, com a Ronda Ostensiva Tobias de Aguiar (Rota), que é o berço desse tipo de policiamento. E a Ronda Ostensiva Tática Metropolitana (Rotam), em Goiás, que são as modalidades de policiamento voltadas hoje para este enfrentamento.
 
“Nós fizemos esse diagnóstico, e entendemos que agora, de acordo com a incidência criminal que tem passado nos últimos meses em Rondônia, principalmente em Porto Velho, há necessidade de criar esse Batalhão, com a mesma modalidade e contingente mais específico ao combate às facções criminosas”, ressaltou.
 
Durante a coletiva, o comandante-geral da PMRO, coronel PM Regis Braguin explicou que, a criação da Unidade é fundamental para se adequar às novas formas de policiamento ostensivo no tocante a atender à demanda existente. “Temos os Batalhões de Operações Especiais e de Choque, Batalhão de Fronteira, algumas especializadas. No campo, no combate efetivo ordinário, todos os dias nas ruas, nós temos as tropas táticas a nível dos Batalhões da Capital e de todos os municípios do Estado. E agora, trabalhamos para a criação de um Batalhão especializado para que sejam reforças das ações”, disse.
 
Ainda, segundo o comandante-geral, um Batalhão específico para fazer o combate bélico mais contundente em Rondônia, possibilita que o policiamento ordinário tenha mais direcionamento aos atendimentos gerais de ocorrência da Polícia Militar.
 
 




Fonte: Secom - Governo de Rondônia
Autor: Lenilson Guedes (Foto: Daiane Mendonça)

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.