Visitas 137127677 - Online 314

Domingo, 21 de julho de 2024

Turismo

25/03/2024 15:08:00

Potencialidade da pesca esportiva em Rondônia é destaque em evento nacional, em São Paulo

 
Evento reúne empresários do setor como fabricantes, importadores, operadores de turismo e agentes de viagens
 
Com o objetivo de estimular o turismo de pesca esportiva em Rondônia e mostrar ao mundo a potencialidade do Estado, o Governo de Rondônia está participando da 16° edição do Pesca & Companhia Trade Show e do 2° Fórum Nacional do Turismo de Pesca, que acontece em São Paulo, entre os dias 21 e 23 de março. O evento, reúne empresários do setor, como fabricantes, importadores, operadores de turismo, agentes de viagens e demais agentes públicos envolvidos com o turismo de pesca.
 
A evolução da pesca esportiva no Brasil, bem como as políticas públicas efetivas para o seguimento, são temas debatidos durante o Fórum, com a contribuição de representantes das Secretarias de Turismo dos Estados de Rondônia, Amazonas, Goiás, Pará, Mato Grosso e São Paulo. A programação conta ainda, com a apresentação de cases de sucesso dos empresários rondonienses, Claudio Hikague e Anderson Guedes.
 
O vice-governador de Rondônia, Sérgio Gonçalves, que participa do evento e cumpre agenda com empresários de pesca, visando o fortalecimento da categoria, destaca que, “o Estado tem alto potencial turístico, inclusive no setor da pesca esportiva. Nesse sentido, o Governo do Estado tem fomentado a iniciativa e o crescimento do setor, com programas desenvolvidos na área”.
 
Também presente ao evento, o titular da Superintendência Estadual de Turismo (Setur), Gilvan Pereira, ressaltou que, a visibilidade do turismo de pesca no Estado tem ganhado proporção a partir do trabalho em conjunto com órgãos como Sebrae, Fecomércio, associações de pesca e empresários ligados ao setor. “Participar de eventos como esse, proporciona um leque de oportunidades e permite a troca de experiências incríveis com apreciadores da pesca esportiva de diversas regiões do país”, destacou.
 
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a participação em evento nacional, incentiva ainda mais o fomento da pesca esportiva no Estado, uma vez que, esse tipo de turismo é algo que vem ganhando notoriedade na região, devido à grande quantidade de rios e lagos disponíveis, além de impulsionar a economia local. “Temos uma grande variedade de peixes em nossos rios e toda estrutura majestosa da Floresta Amazônica, o que, por sua vez, acaba atraindo apaixonados pela pesca, para conhecer nossas belezas naturais”, afirmou o governador.
 
O Trade Show já divulgou alguns eventos que estão previstos para acontecer em Rondônia, ainda em 2024, como o Circuito Estadual de Pesca que será realizado no município de Pimenteiras do Oeste e nos distritos de Jaci-Paraná e Porto Rolim.
 
RIOS EM RONDÔNIA
 
Rondônia oferece uma variedade de rios para os entusiastas da pesca esportiva. O rio Madeira, por exemplo,  abriga mais de 800 espécies de peixes, que migram para os rios Jaci, Mutum Paraná e Jamari.
 
Característica marcante na região, o rio Guaporé também é uma das opções onde a diversidade de peixes é abundante.  Municípios como Pimenteiras do Oeste, Cabixi, Costa Marques, São Francisco do Guaporé e Alta Floresta D’Oeste, do mesmo modo, são atrativos para o segmento esportivo, oferecendo segurança e comodidade em pousadas, barcos-hotéis, lanchas de pesca e condutores locais, para receber turistas nacionais e internacionais.
 




Fonte: Secom - Governo de Rondônia
Autor: Suelen Viana (Foto: Gisele Louise)

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.