Visitas 136225961 - Online 626

Sábado, 13 de julho de 2024

Política

24/06/2024 10:30:00

VEJA VÍDEO: Câmara de Vilhena poderia ter até 17 vereadores, mas atual legislatura manteve Casa com as mesmas 13 cadeiras

 
“Entendemos que o número de vereadores hoje é suficiente para atender a demanda da cidade”
 
Há alguns anos que o município de Vilhena, com base em lei federal, já poderia ter um número maior do que os 13 vereadores que hoje atuam no Legislativo Municipal. A quantidade atual de representantes do povo foi aprovada em 2015 quando a Câmara aumentou de 10 para 13 o número de vereadores.
 
Mas o total de cadeiras no parlamento de Vilhena poderia ser de até 17, com base no número de habitantes do município, que segundo o Senso do IBGE de 2022 é de pouco mais de 95 mil; portanto na faixa entre 80 e 120 mil habitantes que a lei prever para o máximo de 17 vereadores.
 
Em 2019 cogitou-se elevar o número de representantes, mas os vereadores rejeitaram a proposta.  
 
Este ano o tema não entrou no radar dos vereadores. É o que assegura o presidente da Casa, Samir Ali (MDB). “Não houve nenhum movimento nesse sentido. Nem por parte da presidência, nem por parte dos vereadores. Entendemos que o número de vereadores hoje é suficiente para atender a demanda da cidade”, declarou.  
 
Em conversa com a reportagem do FOLHA DO SUL ONLINE Samir Ali revelou que a infraestrutura da Câmara conta com 15 gabinetes, mas o entendimento é pela manutenção do número atual.
 
Samir Ali lembrou que, caso houvesse algum movimento pela alteração na competição do parlamento, não haveria mais prazo legal para o processo. “Isso teria que ter sido feito até seis meses antes da eleição. Agora, mesmo que alguém tenha vontade ou qualquer coisa do tipo, não há mais a possibilidade de isso acontecer este ano”, disse.
 
Por fim, Samir Ali afirmou que, em seu entendimento, a Câmara tem cumprido o seu dever e sua missão de legislar e de fiscalizar o Executivo. E concluiu que os vereadores tinham prioridades a serem debatidas e o aumento de cadeiras no Legislativo não era uma delas.
 
CLIQUE ABAIXO e assista entrevista de Samir em Vídeo.
 

 
 




Fonte: Folha do Sul
Autor: Da redação

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.