VÍDEO: após pescar “super pirarucu”, ex-governador Ivo Cassol alerta que espécie está devastando rios de Rondônia e sugere medida de combate
Espécie exibida após captura tem mais de 2 metros e 120 quilos, segundo mandatário-pescador
Mesmo quando estava no poder, seja como prefeito de Rolim de Moura, governador de Rondônia ou senador pelo Estado, o empresário Ivo Cassol tinha a pescaria como um de seus hobbies.
Atualmente sem mandato, mas lutando para retornar à vida pública, Cassol tem se dedicado à expansão de seus negócios, mas também segue frequentando os rios e exibindo as habilidades para fisgar grandes peixes.
E uma dessas espécies capturadas foi exibida recentemente nas redes sociais pelo ex-governador: um enorme piracucu, pescado em uma baía do rio Guaporé, entre as cidades de Costa Marques e Pimenteiras do Oeste, próxima de uma região conhecida como Pedras Negras.
Em entrevista ao FOLHA DO SUL ON LINE, o político usou o episódio para alertar: a proliferação do pirarucu e das piranhas tem devastado a fauna aquática dos rios de Rondônia, principalmente a do Guaporé, onde os peixes nativos vêm sendo devorados sem controle.
Após a exibição do gigante de escamas medindo mais de 2 metros e pesando cerca de 120 quilos, Cassol revelou ter tomando “um suador” para carregar o animal nas costas depois de limpá-lo. “Mas trouxemos a carne, não perdemos não”.
Ao denunciar que a infestação de pirarucus é uma ameaça, o entrevistado disparou: “infelizmente o Governo do Estado baixa uma portaria e proíbe até a pesca do pirarucu. Esse peixe está comendo as outras espécies e, ao invés de deixar o pescador ajudar a combate-lo à vontade, o governo faz é proibir. Isso é um absurdo”.
Cassol defende que, para combater a infestação da espécie invasora, o governo de Rondônia deveria incentivar campeonatos de pesca do pirarucu e das piranhas nos rios do Estado. E explica: “o pescador pega a piranha e joga na água, e com isso a espécie também tá tomando conta. O pirarucu tá comendo a piranha, a corvina, matrinchã e todos os outros peixes. Onde tem piranha tem pirarucu, então a solução para o problema seria adotar essa sugestão que apresentei”, finalizou o ex-mandatário.
CLIQUE ABAIXO e assista o vídeo.
Fonte: Folha do Sul
Autor: Da redação