Visitas 134475186 - Online 401

Terça-feira, 25 de junho de 2024

Saúde

03/04/2024 08:21:00

VÍDEO: possíveis surtos de dengue e “Oropouche” lotam UPA, em Vilhena; candidata a vereadora filma situação e será denunciada na polícia

 
Pacientes podem colaborar procurando postinhos de saúde em casos leves
 
Após receber imagens da UPA de Vilhena superlotada nos últimos quatro dias e mensagens de leitores dizendo estarem há várias horas na fila esperando atendimento, o FOLHA DO SUL ON LINE entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde, que confirmou o “congestionamento” na unidade e deu explicações sobre a situação.
 
O número de atendimentos ontem foi de 581 pessoas, referentes às últimas 24 horas, ou seja, um aumento de quase 50% em comparação com dias normais. A procura aumentou já no domingo, 31, e prossegue hoje, já que às 7:00h havia pelo menos 25 pessoas buscando atendimento.
 
Os quatro médicos que atendem durante o dia na UPA, e os dois que trabalham no período noturno, estão sobrecarregados e dizem que boa parte dos pacientes poderia colaborar para reduzir as filas procurando os postinhos de saúde, já que são casos leves e não de urgência ou emergência.
 
Possíveis surtos de dengue e de “Febre do Oropouche” uma doença viral transmitida no ambiente urbano pelo Culicoides Paraensis, conhecido como maruim ou mosquito-pólvora, também contribuem para a grande procura por atendimento médico.
 
BO NA POLÍCIA
A Semus anunciou que levará à polícia o caso de uma candidata a vereadora que publicou em suas redes sociais o vídeo feito por ela mostrando a superlotação na UPA. Segundo a Pasta, como não tinha autorização para entrar no local onde pessoas eram atendidas, ela será denunciada por “invasão”.
 
CLIQUE ABAIXO e assista vídeo.
 

 
 
 
 




Fonte: Folha do Sul
Autor: Da redação

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.