Visitas 2700992 - Online 251

Sexta-feira, 22 de Junho de 2018

Terra

26/05/2017 09:24:30

Colheita da soja termina em Cerejeiras; produtividade aumenta, mas preço decepciona

Plantador diz que clima bom ajudou na semeadura e na colheita

Já terminou a colheita da soja em Cerejeiras. Conforme as expectativas, motivadas pelo clima bom deste ano, os plantadores colheram uma safra melhor que a de 2016. Mas não chegou a ser, necessariamente, uma “supersafra”. Também não quer dizer que os fazendeiros vão ganhar muito dinheiro com a lavoura nesta produção de 2017, pois o preço do grão não ajudou muito.

Segundo o plantador e presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Cerejeiras e Pimenteiras, Jair Gollo, a safra teve um crescimento ligeiramente maior que a do ano passado. “Teve um aumento de cerca de 10 por cento nesta colheita. A média de produtividade foi de 53 a 54 sacas por hectare”, disse o plantador e sindicalista.

O que não ajudou neste ano, no entanto, foi o preço. “Vendemos a uma média de R$ 55,00 a saca de soja. No ano passado foi vendida a uma média de R$ 65,00 a saca”, disse Jair Gollo ao FOLHA DO SUL ONLINE por telefone nesta quinta, 25, pois participava da Rondônia Rural Show, em Ji-Paraná.

Por outro lado, no ano passado a safra foi ruim. A falta de chuva na semeadura e na colheita causou um prejuízo de até 20 por cento na produtividade da soja.





Fonte: Folha do Sul
Autor: Rildo Costa

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.