Visitas 2513724 - Online 201

Segunda-feira, 18 de Junho de 2018

Cotidiano

06/10/2017 08:13:15

Assista vídeo: aos 87 anos, vilhenense dá exemplo de vitalidade cultivando a própria horta

Idosa mãe de 11 filhos prepara a própria comida todos os dias

O vídeo foi enviado por uma leitora do FOLHA DO SUL ON LINE, e mostra uma mulher franzina plantando a própria horta no quintal de casa. A produção caseira veio junto com a sugestão de reportagem: mostrar o cotidiano da idosa nestes tempos de pessoas ociosas, muitas delas ainda  jovens.

O site contatou um neto da mulher, que fará 87 anos no próximo dia 11 de outubro. Dona Nair Brunk de Paula é uma capixaba que se mudou para Rondônia com a família em 1982. Instalou-se num sítio em Cerejeiras, acabou vendendo a propriedade, ficou um tempo em Goiás, mas  retornou em 1986.

Em Vilhena, trabalhou em chácaras e sítios próximos, até se aposentar, em 1991. Hoje, mora no bairro Cristo Rei, próximo aos familiares, mas um neto disse à reportagem, para confirmar a lucidez da agricultora: “Quem pensa que a gente cuida dela, está enganado: ela é que cuida da gente”.

Nair atribui a longevidade e a boa saúde à genética e à alimentação correta. “Ela não apenas prepara a própria comida. Também planta o que come. Não usa óleo, só banha de porco e adora um franguinho”, disse o nato, informando que tem de tudo na horta da anciã, uma mistura de bugre (o avô foi capturado a laço, segundo sempre contou aos 11 filhos) com europeus.

Nair também costuma tomar muito chá, preparado com as folha que cultiva, e raramente se queixa de algum problema de saúde. “Um exemplo para muitos que se queixam de não ter o que fazer”, argumentou a amiga da família responsável pelo envio do vídeo.

Clique abaixo, no botão REPRODUZIR, e assista o vídeo.





Fonte: Folha do Sul
Autor: Da redação

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.