Visitas 3674295 - Online 190

Segunda-feira, 16 de Julho de 2018

Meio Ambiente

03/11/2017 09:03:46

Empresa dá exemplo ao evitar que filhotes de pássaros morram de choque elétrico em Chupinguaia

Pardais faziam seus ninhos na abertura das luminárias

Uma empresa que trabalha com sistemas de iluminação pública no Cone Sul de Rondônia acabou se deparando com um dilema ambiental neste ano. Ao realizar um trabalho em vias públicas de Chupinguaia, a companhia, que venceu a licitação para a prestação do serviço de instalação e manutenção da iluminação pública naquele município, teve de tomar uma decisão que, à primeira vista, traria uma despesa adicional – e sem retornos econômicos.

Ao iniciar a manutenção as luminárias nos postes de uma avenida em Chupinguaia, os técnicos da empresa notaram que os pardais faziam ninhos entre o braço de sustentação da luminária e o alojamento para fios e reatores. “Os nossos técnicos perceberam que os pardais alojaram seus ninhos, encontrando ali um lugar que seria ideal para sua procriação”, explica Marcos Flávio Martins, proprietário da empresa.

No entanto, como o local é ponto de conexões e corrente elétrica, os filhotes de pardal, ao começar a se mover dentro daquele espaço, morriam eletrocutados pela corrente elétrica de fuga natural dos reatores. “Aí tivemos que tomar uma decisão para salvar a vida dos bichinhos, mesmo ciente de que a medida iria nos custar mais”, afirma o proprietário da companhia.

Com isso, a empresa passou, então, a instalar uma proteção metálica nos espaços onde antes os pássaros faziam seus ninhos. “Nós decidimos arcar com esse custo adicional para preservar a vida desses pássaros. Agora, como o local é vedado, eles são forçados a procurar por espaços seguros na natureza para fazerem seus ninhos”, encerra o empresário, que explica a razão de sua decisão: “A sustentabilidade é um valor na filosofia da nossa empresa”.





Fonte: Folha do Sul
Autor: Rildo Costa

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.