Visitas 3775548 - Online 299

Quarta-feira, 18 de Julho de 2018

Saúde

27/11/2017 10:20:14

Cidades do Cone Sul realizam exames de câncer, mas moradores se negam a saber do resultado

Homens e mulheres evitam saber se exame detectou algum tipo de doença

Durante este mês, está em andamento em todo o Brasil a Campanha “Novembro Azul. A ideia da iniciativa é conscientizar o homem brasileiro a cuidar da saúde, especialmente na prevenção e tratamento precoce do câncer de próstata.

No mês passado, esteve em execução o “Outubro Rosa”, que objetiva conscientizar a mulher a cuidar da saúde, principalmente na prevenção ao câncer de mama.

Tanto na primeira campanha quanto na segunda foram feitos exames clínicos em pacientes pela rede pública municipal nas cidades do Cone Sul. Mesmo com todos os problemas da saúde pública existente nos sete municípios da região, todos eles realizaram os exames médicos de homens e mulheres que detectam precocemente o câncer – tanto de mama quanto de próstata.

No entanto, de acordo com servidores da saúde de alguns municípios, grande parte dos cidadãos que fazem os exames não buscam o resultado na rede pública. Segundo apuração do FOLHA DO SUL ONLINE, em Cerejeiras, Corumbiara e Colorado existem exames engavetados de moradores que fizeram o procedimento, mas não quiseram saber do resultado.

De acordo com uma profissional de saúde de Cerejeiras, a razão é o medo. “As pessoas têm receio de ir buscar o exame e de dar positivo, ou seja, de ser detectado câncer”.





Fonte: Folha do Sul
Autor: Rildo Costa

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.