Visitas 3693407 - Online 244

Segunda-feira, 16 de Julho de 2018

Cotidiano

13/12/2017 19:08:41

Vilhenenses se revoltam por não conseguirem doar sangue a mulher que perdeu bebê; bioquímica explica

Responsável por transfusões diz que estoque atende paciente 

Na tarde desta quarta-feira, 13, várias pessoas ligaram para a redação do FOLHA DO SUL ON LINE, indignadas por terem sido dispensados ao comparecerem ao hemocentro de Vilhena, a fim de doarem sangue do tipo “O Negativo” para uma professora que está em estado grave no Hospital Regional. O drama da educadora que perdeu o bebê foi mostrado pelo site, que reforçou a campanha feita para estimular as doações emergenciais.

A reportagem ligou para a bioquímica Karla Frigeri, responsável pela equipe de transfusão da unidade, e ela confirmou que, de fato, os doadores foram dispensados. Mas fez questão de esclarecer que não está faltando sangue para a gestante, mesmo se tratando de uma tipagem rara.

Karla esclareceu que, excepcionalmente hoje, em virtude de o médico que atende a unidade precisar fazer uma viagem inadiável, não foi possível coletar o sangue no período da tarde. Mas, amanhã, o procedimento volta a ser feito das 7:00h às 13:00h.

O hemocentro de Vilhena faz campanhas antecipadas prevendo a baixa do estoque no fim do ano, o que é normal para o período. Por isso, a situação do fornecimento, mesmo para casos urgentes como o da mulher que perdeu o bebê, está sob controle.

“A gente agradece o gesto de solidariedade e pede desculpas por essa situação. Mas lembramos que amanhã a coleta será normal e quem vier doar estará ajudando não apenas no caso divulgado pela campanha, mas também outros pacientes que precisam destas doações”.

ALERTA
Karla lembrou que, apesar da normalidade do estoque e do incidente de hoje, espera continuar contando com a solidariedade dos doadores vilhenenses. “Pode acontecer algum imprevisto e, por isso mesmo, reafirmamos o quanto é importante que as pessoas continuem doando. O hemocentro não foi omisso neste caso. Pedimos desculpas e agradecemos, mas enfatizamos o quanto é importante os doadores virem a partir de amanhã para doar das 7:00 às 13:00h”.





Fonte: Folha do Sul
Autor: Da redação

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.