Visitas 2675966 - Online 198

Sexta-feira, 22 de Junho de 2018

Geral

15/06/2011 11:25:06

Pessoas continuam fazendo queimadas na área urbana de Vilhena

Entra ano, sai ano, e a despeito das inúmeras campanhas que orientam as pessoas sobre os efeitos negativos das queimadas, elas continuam aumentando.

Grandes fazendas, sítios e chácaras, se valem das queimadas por se tratar de uma maneira barata para limpar áreas de plantio e pastagens.

No entanto é sabido que as queimadas destroem os nutrientes do solo, enfraquecendo-o e fazendo com que, a cada ano, produza menos.

Os efeitos das queimadas não se restringem ao mal causado à saúde do solo. Ela também prejudica a saúde das pessoas, principalmente das crianças e dos idosos.

Todo ano, no período de seca, os hospitais de Vilhena ficam lotados de pessoas com problemas respiratórios. Esses problemas são provocados pela baixa umidade do ar e agravada pela poeira e fumaça provenientes das queimadas.

O período de estiagem ainda está no início e inúmeros focos de incêndio já foram registrados na cidade. Por incrível que pareça, grande parte deles no perímetro urbano do município.

No inicio da noite do domingo (12), Bombeiros apagaram um incêndio as margens da BR 364, nas proximidades do frigorífico.

Na noite de ontem (14), as labaredas consumiram um amontoado de entulhos que estava numa área de equipamento público na rua José Gomes Filho, no bairro Marcos Freire.

Segundo moradores, máquinas da prefeitura realizaram a limpeza da área e amontoaram os entulhos em dois pontos. Essa limpeza foi na semana passada e até ontem os entulhos ainda não haviam sido retirados.

Durante essa semana, o volume dos entulhos foi aumentando, pois os moradores próximos ao local aproveitaram para jogarem restos de construção e galhos de árvores. E então, sabe-se lá quem resolveu agir por conta própria, ateando fogo no monte de entulho. Por causa dos galhos secos, as labaredas chegaram a quase dois metros de altura.





Fonte: FS
Autor: Rogério Perucci

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.