Visitas 4054302 - Online 281

Domingo, 22 de Julho de 2018

Saúde

23/03/2012 15:53:50

Em Vilhena, servidores da Idaron participam de capacitação em vigilância sanitár

A Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron) de Vilhena, realiza nesta semana curso de capacitação para mais de 30 servidores no auditório da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam). Vindos de todas as cidades do Cone Sul, os participantes estão estudando as diretrizes da defesa sanitária no Estado com o fim de, principalmente, proteger os rebanhos bovinos de Rondônia da Febre Aftosa.
Ministradas por técnicos locais e portovelhenses, as aulas tiveram início na segunda-feira 19 e terminam nesta sexta-feira. O treinamento contêm aspectos teóricos e práticos voltados para técnicos agrícolas, assistentes administrativos, veterinários e assistentes fiscais do órgão.
Uma parceria entre o Ministério da Agricultura (Mapa) garantiu os recursos para que a capacitação fosse oferecida a todos os funcionários da Idaron. Esta é a última etapa do ciclo de cursos iniciados no mês passado.
Foram escolhidos três grandes áreas de abordagem: Defesa Sanitária, Sanidade Avícola e Febre Aftosa. A primeira, ministrada pela médica veterinária Andréia Lindner e pelo coordenador do programa de febre aftosa Márcio Alex Petró, destacou a importância da defesa sanitária em Rondônia ao mostrar um possível colapso da economia estadual caso aconteça alguma falha na fiscalização realizada pelo Idaron.
O tema de Sanidade Avícola englobou diversas aulas práticas e teóricas que demonstraram as principais doenças de aves e medidas de cautela a serem adotadas. Sob o assunto Febre Aftosa, foram tratadas matérias relativas aos sintomas da patologia, estratégias de fiscalização, classificações internacionais de sanidade animal e vacinações do órgão na Bolívia.
Segundo o supervisor da unidade regional do Idaron, Adalto Mambula, a capacitação dos servidores colabora para o bom andamento das atividades na entidade. “Um curso intensivo como este faz todos trabalharem juntos e de forma padronizada. A fiscalização e a motivação ficam maiores. Foi muito proveitoso para todos”, analisa o supervisor.





Fonte: Idaron
Autor: Herbert Weil

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.