Visitas 43116328 - Online 191

Quarta-feira, 21 de Outubro de 2020

14/10/2020 12:07:00

MEDICMAIS SAÚDE: Para que serve o eletrocardiograma?

Saiba a importância da realização do exame que ajuda a diagnosticar problemas cardíacos
 
O eletrocardiograma é o exame que ajuda a avaliar como está a saúde do coração. Ele é realizado de forma simples e não invasiva, normalmente utilizado em casos de emergência, como em suspeitas de infarto do miocárdio. Geralmente, é um dos primeiros exames a ser feitos nesses casos.


O setor de enfermagem da MedicMais Vilhena, responsável pela realização do exame na Clínica, explica que o eletrocardiograma fornece a representação gráfica da atividade elétrica do coração. Por meio dele, é possível observar principalmente se o ritmo de batimentos cardíacos está normal e se as câmaras do coração estão se movimentando da maneira correta.


“Ele é muito útil para identificar arritmias e possíveis obstruções no fluxo sanguíneo. Além disso, o exame é capaz de avaliar se o paciente está em boas condições para praticar exercícios físicos”, enfatiza o médico Renato Pereira, que realiza atendimentos em cardiologia na MedicMais.


Geralmente, o eletrocardiograma também costuma ser incluído em avaliações cardíacas completas, que muitas vezes são solicitadas para pessoas que têm histórico familiar de doenças do coração. Nesses casos, ele é realizado em conjunto com outros exames, como teste ergométrico e ecocardiograma.

Como o exame é realizado?

Para se submeter ao eletrocardiograma não é necessário passar por nenhum preparo anterior e também não há nenhuma recomendação posterior ao exame. O eletro é rápido, dura em média de cinco a dez minutos. O paciente se deita em uma maca e são aderidos eletrodos em várias partes do seu corpo, como tórax, braços e pernas. Os eletrodos detectam a atividade elétrica do músculo cardíaco e transmitem as informações para um aparelho chamado eletrocardiógrafo. É esse aparelho que transforma os sinais elétricos em linhas impressas que mostram o ritmo cardíaco.


“É importante ressaltar que o exame pode apresentar resultados normais mesmo em pessoas com doença cardíaca. Por isso, é necessária uma avaliação ampla e todo o quadro clínico do paciente deve ser levado em conta”, destaca o médico.


A clínica MédicMais em Vilhena realiza o exame regularmente e o tem como parte integrante das consultas cardiológicas.
 

 




Fonte: Assessoria

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.