Visitas 44960594 - Online 231

Quarta-feira, 25 de Novembro de 2020

18/11/2020 13:38:00

MEDICMAIS SAÚDE: Você sabia que uma alimentação saudável ajuda no combate à ansiedade?

De acordo com dados recentes da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país com maior número de indivíduos ansiosos do mundo. Em meio ao cenário pandêmico da COVID-19, a estimativa é que esse número aumente em função do estresse decorrente do isolamento físico e da insegurança pela possibilidade de contágio. E, para muitas pessoas, uma das válvulas de escape é a comida. No entanto, uma alimentação com excesso de açúcar, gordura e sódio e pobre em nutrientes pode provocar distúrbios alimentares e sobrepeso. Para dar dicas de cuidado e informações sobre quais alimentos podem auxiliar no combate à ansiedade, conversamos com a nutricionista da Kerolin Moraes da MedicMais Vilhena, e vamos te ajudar a ter mais qualidade de vida e a adotar hábitos saudáveis que promovem a saúde e o bem-estar.

De acordo com a nutricionista, a alimentação balanceada é fundamental não apenas para nosso corpo físico, mas também para nossa mente. “A boa alimentação, além de fornecer todos os nutrientes que o nosso corpo necessita para funcionar corretamente, ajuda a prevenir doenças e pode melhorar o quadro de estresse e ansiedade”, explica. Para isso, a especialista separou algumas dicas de cuidado práticas para te ajudar a manter uma alimentação mais saudável e equilibrada:

Frutas, verduras e legumes: consuma diariamente, tanto no almoço quanto no jantar, e procure escolher cores diferentes desses alimentos para deixar o prato bem colorido. Esses alimentos são ricos em vitaminas, minerais e compostos bioativos, que são essenciais para nossos órgãos funcionarem corretamente. Em relação às frutas, você deve consumir uma média de 3 a 5 porções por dia.

Cuidado com os ultraprocessados: evite consumir alimentos com açúcar, gorduras e sal em excesso, principalmente os alimentos prontos para consumo – ou ultraprocessados, como lasanha congelada, salgadinhos, bolachas, bolos prontos, embutidos, nuggets, doces e etc. Eles contêm uma lista imensa de ingredientes na sua formação que podem fazer mal à saúde física e mental. Eles são repletos de conservantes, corantes e estabilizantes e devem ser evitados sempre que possível.

Agora, se você quer melhorar a sua saúde mental e reduzir o sentimento de ansiedade, confira dicas de alguns alimentos que podem te auxiliar:

Ômega 3: ajuda na memória, no aprendizado e funciona como um estabilizador de humor. Onde ele está presente? Em peixes como arenque, atum, salmão e sardinha, no azeite de oliva, sementes de chia e linhaça e nas castanhas.

Vitaminas do complexo B: têm a função de regular a produção de energia do nosso corpo, manter a saúde do sistema nervoso e fortalecer o sistema imunológico. Essas vitaminas estão em alimentos como abacate, castanhas, brócolis, carnes magras, ovos, leite, sementes, cereais integrais, feijões e outros.

Fontes de aminoácido: são responsáveis pela produção da serotonina (o aminoácido essencial triptofano) e da dopamina (tirosina), conhecidos como hormônios da felicidade, e a sua deficiência prejudica a síntese dos neurotransmissores – o que aumenta as chances de desenvolver ansiedade. Por isso, tenha no seu cardápio fontes de aminoácido como: banana, peixes, ovos, castanhas, feijões, semente de abóbora e chocolate amargo.

Ao manter um cardápio equilibrado, você evita que o seu cérebro e o seu organismo como um todo adotem meios alternativos para desenvolver suas funções. Se o consumo dos nutrientes necessários for reduzido, ocorre menor oferta de neurotransmissores e falhas na comunicação entre os neurônios, podendo gerar desordens mentais.

Contudo, apenas uma dieta balanceada não garante o equilíbrio da saúde emocional, nem substitui tratamento de alguma doença. Por isso, se for preciso procure um médico para entender suas necessidades.

Neste Tempo de Cuidar, a MedicMais Vilhena tem disseminado informações e orientações para ajudar as pessoas a se protegerem e cuidarem melhor da saúde e bem-estar seu e da família.
 

 




Fonte: Assessoria

Noticias Relacionadas

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.