Visitas 130546523 - Online 261

Quinta-feira, 02 de maio de 2024

Cotidiano

27/04/2016 08:48:28

Campanha para salvar a vida de menino com leucemia em Cerejeiras bate recorde em RO

Foram tantos doadores que chegou a faltar material de coleta 

Um recorde! Assim foi a campanha de coleta de material para cadastrar doadores de medula óssea em Cerejeiras, realizada durante todo o dia nesta terça, 26, no salão da Igreja Presbiteriana do Brasil.
A campanha é para conseguir um doador de medula óssea compatível para o menino Vinícius Marques, de 4 anos, portador de leucemia mieloaguda, internado em Barretos, no interior de São Paulo, cuja família é cerejeirense.
Voluntários usaram a imprensa, as redes sociais, panfletos e cartazes para fomentar a campanha. Alguns voluntários da ONG Comunidade Solidária, liderada pelo professor Vagner Meira, fizeram pit stop no semáforo de Cerejeiras durante toda a terça, direcionando doadores para o local da coleta.
O Hemocentro de Vilhena enviou seis profissionais para Cerejeiras, que fizeram as coletas de 5 ml de sangue de cada doador. Esse material será analisado e classificado, para então ficar arquivado num banco de dados mundial e pode beneficiar tanto o menino Vinícius quanto qualquer outro paciente do mundo, de países interligados ao sistema global de doação de medula óssea. Vale lembrar também que somente um doador em cada 100 mil pacientes, na média, é compatível. 
No fechamento da campanha em Cerejeiras, por volta das 18h00, foram contabilizadas 590 coletas cadastradas. Mais 100 doadores compareceram ao local, mas não puderam doar por causa do término do prazo no fim do dia e por falta de instrumentos para coletar o material.
Foram tantos doadores que faltou material de coleta ainda no meio da tarde. Um laboratório particular de Cerejeiras, o Hemocenter, disponibilizou material e duas funcionárias para auxiliar os profissionais na coleta do material.
Segundo alguns voluntários, essa foi a maior campanha do gênero já realizada num único dia em Rondônia. Agora, só falta cada doador fazer suas orações, da forma como acredita, para que um voluntário seja compatível para salvar a vida do menino Vinícius, pois, afinal de contas, foi esse garotinho quem inspirou essa enorme campanha realizada em Cerejeiras.





Fonte: Folha do Sul
Autor: Rildo Costa

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.